Robôs

Inteligência artificial supera pilotos experientes.

inteligencia artificial de combate

Sistema de inteligência artificial de combate aéreo é capaz de vencer os pilotos mais experientes da Força Aérea Americana.

O algoritmo chamado ALPHA, foi desenvolvido pela UC offshoot Psibernetix, Inc. e venceu todos os pilotos americanos nos testes realizados. Entre eles, o Coronel Gene Lee, considerado um dos melhores pilotos do país. Lee hoje é instrutor de jovens pilotos, e tem ampla experiência em combates aéreos, inclusive participa de testes contra sistemas de IA (inteligência Artificial), desde a década de 80. Apesar de toda sua experiência, o coronel não conseguiu vencer a nova máquina, foi abatido em todas as tentativas.

“Fiquei surpreso com o quão consciente e reativo ele [o computador] foi. [Ele] Parecia estar ciente das minhas intenções e reagia imediatamente às minhas alterações no voo e aos meus mísseis. Ele sabia como derrotar a manobra que eu estava executando. Ele alternou instantaneamente entre as ações defensivas e ofensivas, conforme necessário”, explicou o instrutor. (Fonte: Tecnundo.)

inteligencia artificial de combate

O ALPHA foi capaz de vencer pilotos bem treinados mesmo quando os programadores adicionaram dificuldades à aeronave do sistema. Foram feitos testes com velocidade e capacidade de movimentos piorados do caça pilotado pela IA, mesmo assim, a máquina foi bem sucedida.  

Conforme publicação feita pela University of Cincinnati, o algoritmo é 250 vezes mais veloz do que um piloto humano. Mesmo com toda essa capacidade não é necessário um computador super poderoso para rodar o software, os testes foram feitos com um PC comum.

“[…] a raça humana está muito mais adiantada na tecnologia, isto é, em lidar com a natureza não humana, do que em lidar consigo mesma. (TOYNBEE, 1974)”



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.