Redes Sociais

Perfil do profissional de Mídias Sociais

(Foto destaque do E-Sarcasm – https://www.flickr.com/photos/excusemysarcasm/)

Com o crescimento das plataformas de redes sociais e a interação das pessoas nesses ambientes surge, com força, um novo tipo do profissional que gerencia a comunicação e a publicidade dentro dessas redes.

As empresas Trampos.co e Alma/Beta fizeram uma pesquisa que estuda o perfil dos profissionais de mídias sociais. A primeira pesquisa realizada em 2014 foi aprofundada em 2015 e está sendo divulgada agora em abril. Para a pesquisa foram feitas 1.037 entrevistas com profissionais de todo o Brasil. A amostra revela informações sobre escolaridade, faixa salarial, nível de satisfação com o mercado de trabalho e as empresas em que atuam.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Em sua maioria, o profissional de mídias sociais atua na cidade de São Paulo, tem idade entre vinte e trinta anos, trabalha oito horas por dia, possui formação em cursos sobre mídias sociais em escolas renomadas, tem perfil ativo no Facebook, realiza trabalhos voluntários, está estudando ou é recém formado, trabalha a menos de quatro anos em agência de comunicação.

Aproximadamente 6 em cada 10 profissionais são mulheres, índice que aumentou de 2014 para 2015. A idade média em 2015 é de 27 anos, sendo que a grande maioria está entre os 25 e 30 anos. 50% do profissionais vivem em São Paulo, acompanhado de 10% no Rio de Janeiro e 9% no Rio Grande do Sul.

PERFIL DE TRABALHO

45% desses profissionais estão dentro do padrão do país, que é uma jornada de trabalho média de 40 horas semanais. 12,7%  trabalham 30 horas semanais e 4,5% trabalham mais de 55 horas por semana.

Na escolaridade é que esse profissional se destaca. 43% tem nível superior completo, sendo que 20% tem pós graduação e 2% mestrado ou doutorado. Em 2015, 48,2% fizeram algum tipo de curso especializado, treinamento ou workshop sobre o tema.

nivel_escolaridade

São profissionais com perfil pró ativo e diversificado. 43% criou um trabalho próprio e 42% realiza trabalho voluntário. 25% trabalham em empresas próprias e 24 % realizou algum projeto de produção de conteúdo, documentário, curta metragem, longa metragem, fotografia profissional, produção musical e afins.

extra_curriculares

Entre os locais de trabalho, vale destacar que 30% desses profissionais trabalham em Agência Digital, 10% trabalham dentro do próprio cliente, 6% em produtoras especializadas. São várias as atividades desempenhadas, entre produção de conteúdo, análise de métricas, gerenciamento de comunidades, monitoramento, planejamento de campanhas, entre outras.

atividades

REMUNERAÇÃO

A polêmica da diferença de salários entre homens e mulheres, também, aparece nessa categoria, onde os homens, com o mesmo cargo, ganham mais que as mulheres.

salarios

O Profissional de mídias sociais sente-se feliz em trabalhar na área de comunicação (89%), a maioria diz estar feliz com seu emprego atual (66%) e com as empresas em que trabalham (62%). Valorizam também o aprendizado, o ambiente de trabalho e gostam dos resultados obtidos pelos projetos.

satisfacao

Os meios pelos quais se informam são, além do próprio Facebook, sites brasileiros como Adnews, Brainstorm, Meio & Mensagem, sites estrangeiros como Mashable, SocialMedia, BuzzFeed,  Revista especializadas como Proxxima, Exame e Wired.

informam

Os profissionais apontados como referência no mercado são:

referencias

A utilização dos aparelhos mobile para acesso à internet está cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Por esse motivo, o mercado para os profissionais de mídias sociais está crescendo, abrindo muitas  oportunidades para aqueles que querem ingressar nesse ramo. As empresas, ainda em fase de fortalecimento, dependem da contratação de profissionais qualificados principalmente para os serviços de monitoramento e atualização das redes sociais. O fato de ser uma área muito nova faz com que o espírito inovador se desenvolva e uma ideia poderá se tornar um produto de grande sucesso. As oportunidades que vão surgir ainda nos são desconhecidas. Temos à frente um caminho de incógnitas porém, com a certeza de um caminho promissor.

Veja a pesquisa completa aqui.

 



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