Educação

“Lan” do futuro.

As “lan houses” foram responsáveis por um grande salto da inclusão digital, nas comunidades carentes do Brasil. A iniciação de milhares de brasileiros, com computadores, ocorreram nesses estabelecimentos. Com o tempo, a aquisição, desses equipamentos, foi ficando mais acessível e eles começaram a ter presença, mesmo nas casas mais humildes. Porém, o movimento inicado pelas “lan houses” foi determinante, no avanço da inclusão social no país. Se traçarmos uma linha de raciocínio, podemos atribuir às “lan houses” uma grande parcela de responsabilidade no que vemos hoje no Brasil, pessoas conectadas, incluídas digital e socialmente, participando ativamente das discussões políticas do país.

“De acordo com o CGI.br, em 2007 as “lan houses” foram responsáveis por quase 50% dos acessos a Internet no país. Nas regiões Norte e Nordeste, esse índice é mais expressivo, chegando a quase 70% dos acessos. A maioria dos clientes eram do sexo masculino, com predominância das classes C, D e E, análise da oportunidade, de inclusão, aos menos favorecidos, no mundo da tecnologia.” (Wikipédia)

Com a possibilidade de acessar  um computador, conectado à internet, uma pessoa carente, diminui a distância de oportunidades em relação a outra das classes média e alta. À todos, independente da  classe social, é possibilitado o acesso ao mesmo mundo de informações  web.

Hoje, grande parte da população brasileira já tem familiaridade com o computador, portanto, o desafio agora é outro; ensinar as pessoas à utilizarem o computador de modo produtivo. Essa oportunidade, pode mudar totalmente a qualidade de vida das pessoas, que vivem nesses regiões menos favorecidas e, juntamente, proporcionar uma aceleração no crescimento do Brasil.

Em um futuro breve, com certeza, poderemos ver a transformação das comunidades carentes em grandes centros de empreendedorismo, com uma produção criativa, comércio e educação, através da rede.

Facebook

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Visando essa transformação, o Facebook junto com o Sebrae e IAB (Interactive Advertising Bureau) criou o primeiro laboratório de inovação na comunidade de Heliópolis em São Paulo. O espaço, além de proporcionar acesso gratuito à internet para as pessoas da comunidade, vai contar com cursos de capacitação na área de empreendedorismo, marketing digital e Facebook para Negócios. (Facebook for Bussines)

De acordo com pesquisa realizada pelo Facebook, 90% das pessoas na comunidade de Heliópolis utilizam a ferramenta. Existem mais de 5 mil comerciantes locais na região, que não sabem explorar todas as possibilidades da plataforma. “Há um ambiente pulsante de empreendedorismo no local que tem potencial de gerar mais negócios na região. E o Facebook pode colaborar como ferramenta de marketing e relacionamento”, complementa Patrick Hruby, diretor-geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina .

Segundo o Facebook, o laboratório será vitalício na região e haverão outros em diversas comunidades carentes do Brasil. “Esse é o pontapé para colocarmos em prática o nosso projeto de capacitação nas comunidades brasileiras. A partir da experiência que tivermos na região, nossa intenção é estimular o empreendedorismo em outras localidades no Brasil”.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)



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