É um daqueles momentos, em que uma empresa aproveita a oportunidade e dá uma grande lição de bom senso e atenção no atendimento aos clientes.
Um rapaz que trabalha como designer e conhece o trabalho dos profissionais de mÃdias sociais das empresas, resolveu brincar com vários bancos sobre qual o melhor investimento à fazer com o dinheiro dele dentro de um jogo on-line e indagou qual o melhor item, do jogo, deveria ser adquirido por seu personagem. Qual não foi a surpresa, o banco Bradesco respondeu!
À pouco tempo atrás, grande número de empresas, no Brasil, em especial os bancos, tinham muita dificuldade em aceitar a criação de um modelo de atendimento via “redes sociais”. O atendimento aos clientes, em sua maioria, seguiam os moldes tradicionais, cujos critérios eram de cima para baixo. Onde apenas as empresas utilizavam-se das mÃdias. Aos clientes, restavam os contatos telefonicos, a ouvidoria ou presencial, que os obrigavam a irem pessoalmente à s empresas para terem seus problemas escutados e ou resolvidos.
A transição desse modelo de atendimento via “redes sociais”  é um processo ainda em andamento. As empresas estão se preparando, apesar da resistência, para o atendimento aos clientes nas mÃdias sociais. O inÃcio desse processo, na maioria dos casos, não acontece por planejamento das empresas e sim, por imposição das pessoas, que nas redes falam, sobre as mesmas,  independente da vontade delas.
Nesse meio tempo, alguns casos de erros graves, Â cometidos pelas empresas, quando no atendimento por meio das redes sociais foram noticiados e ganharam destaque:
Como exemplo o caso da Visou. Uma loja de roupas femininas, cujo o(a) atendente da loja, ofendeu publicamente, a cliente. O que acarretou graves problemas à marca,  causando fechamento de suas atividades on-line, inclusive, sua proprietária fechou seu perfil no facebook. Entenda o caso.
Vale lembrar a mensagem desastrosa do diretor da Locaweb provocando a torcida do São Paulo F.C, na época em que a empresa era patrocinadora do clube e por esse motivo seu nome estava exibido como Logotipo na camisa do time. O diretor foi demitido.
Ofendendo também, a torcida do São Paulo F.C, está o caso do atendimento da Fiat, que responde a uma pergunta sobre o lançamento do novo Uno.
Por outro lado, as corporações que perceberam a grande mudança da comunicação, no mundo, onde empresas e consumidores vivenciam o mesmo espaço, na rede, aproveitam essa oportunidade procurando cada vez mais melhorar sua imagem em relação às pessoas e tratam o cliente com pontualidade, honestidade, transparência e eficiência.
Esse processo de relacionamento nas redes sociais aproxima os dois lados da moeda. Os consumidores, cada vez mais, entendem que uma empresa é dependente também de  pessoas, não infalÃveis, que à s vezes erram e do outro lado, as empresas estão procurando lidar com o consumidor, de uma forma mais personalizada e humanizada e não apenas como um número de protocolo.
O Ponto Frio, o Itaú e a Netflix são as empresas que atualmente se destacam, nas mÃdias sociais, pelo ótimo trabalho de comunicação. Tratam os assuntos com naturalidade, inteligência e criatividade. Essas empresas, inclusive já interagiram, entre elas.  Esse tipo de ação acarreta em uma imagem muito positiva para a maioria das pessoas.
Quando surge uma crÃtica, o melhor caminho é ser honesto, pedir desculpas e resolver o problema. A Spolleto ao ter sua marca subestimada, pelo programa “Porta dos Fundos”, ao invés de processar o programa, judicialmente, optou por entrar na brincadeira respondendo na mesma moeda. Elaborou em conjunto com a equipe da Porta dos Fundos um vÃdeo resposta.
Video 1.
VÃdeo 2