Redes Sociais

Sem sinal

Hora de desligar o computador, retirar o fone de ouvido, deixar o celular de lado. Em tempos modernos, somos treinados o ano todo para sermos multitarefas. A rotina de responder e-mails, resolver tarefas, pagar contas, fazer compras, atingir as metas, ser produtivo, postar no Twitter, manter o blog atualizado e atualizar o Facebook faz parte do dia a dia. Nosso corpo está acostumado a receber estímulos o tempo todo,  a ser bombardeado por informações, captar as mensagens, decifrá-las, colocá-las em prática. Essa rotina adestra nosso organismo a processar informação em ritmo acelerado e, sem perceber, não sabemos como não depender  desses estímulos. Parece que entramos em estado de ansiedade crônica quando ficamos “sem sinal”.

Final de ano é uma época boa para mantermos nossa mente longe disso tudo, ficarmos atentos ao nosso corpo e espírito. Desconectar. Que tal aproveitar esta época de  final de ano para ler um livro, praticar uma caminhada matinal, fazer alongamentos, alimentar-se como quem degusta o alimento, e cuidar do corpo observando suas  reações. Tire uma boa folga. Se preferir trabalhar, sugiro a realização de trabalhos diferentes como pintar um quadro, montar um móvel, mexer com madeira e pedra, ajudar alguém nos trabalhos de casa ou  jardim. A ideia é fazer coisas  que nunca fez, novos experimentos, novas sensações, fazer a palavra transformar-se em apreciação ao silêncio.

O ser humano desenvolveu a tecnologia para trabalhar para ele, mas o que acontece é exatamente o oposto, o homem se coloca no centro das máquinas e se obriga a ser o condutor principal de uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Os e-mails chegam o dia todo, não temos limite para o horário de expediente, desaprendemos dar o tempo para as refeições, para o sono e até mesmo a prática de exercícios e lazer.

Convido-os, a enviarem uma mensagem de e-mail aos seus amigos, comunicando-os que neste período  dará  prioridade às conversas com olho no olho e através de viagens encontrar-se- à nos lugares que desejará estar. Que encontros e viagens presenciais, farão parte da sua historia de vida, neste período.

Na passagem de ano, vale repensar nesse nosso cenário da tecnologia e da corrida pela produção multitarefa,  observar se estamos assumindo o controle da nossa vida, respeitando horários e limites do nosso organismo, entendendo que “a vida é o que acontece enquanto estamos fazendo planos”.

Ser uma pessoa de sucesso não depende apenas de ser super produtivo ou super técnico , e sim em saber equilibrar todas essas situações e ser feliz.

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. (Platão)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.