De repente, do nada, explode uma história, desatinada, nas redes sociais que em pouco tempo vira febre. Ganha milhares de versões, atinge repercussão gigantesca, em diversos países, cuja proporção chega a um ponto em que não há sequer um site de notícias, blog ou perfil, que não tenha tratado o assunto como destaque.
Tudo começou em uma festa de casamento, na Escócia. A mãe da noiva indecisa de qual vestido usar, compartilhou com os noivos a foto de um vestido. Nesse momento, começou a dúvida sobre a cor do mesmo e os noivos compartilharam a foto na internet para os amigos. Mas a tal foto ganhou o mundo e a polêmica também.

Foram publicadas na mídia, inclusive, algumas explicações científicas sobre a diferença na cor do vestido.
“Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas no pôr do sol.
O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira”.
Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas veem branco e dourado.
Os cérebros dos outros atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido.
Este fenômeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca. (Fonte BBC)”
Os brasileiros, que adoram uma brincadeira , criaram diversas versões e memes sobre a história do vestido, nas redes, espalhando bom humor e criatividade proporcionaram às Hastags #Pretoeazul e #brancoedourado os Trend Topcis do Twitter no dia 27 de fevereiro de 2015.
Atrás do fundo divertido e inusitado, surge o olhar profissional, onde muitas empresas de comunicação e agências de publicidade antenadas com o mundo acelerado das redes sociais, trabalharam em campanhas sem perderem a oportunidade de pegar uma “carona” na repercussão da história. No marketing e na comunicação moderna, cada segundo é importante e, estar preparado faz toda a diferença.
Em um post, no Facebook, uma internauta ressalta, sua indignação, sobre a excessiva importância dada ao assunto.
“É sério isso? Essa polêmica sobre a cor do vestido?
Com a gasolina a R$3,50…o dólar a R$2,85…um maço de brócolis menor que o meu pulso a R$4,50…a luz aumentando de novo…as estradas todas bloqueadas…São Paulo sem água…cortes na educação………….
Desculpe, mas a polêmica sobre o efeito da luminosidade das cores sobre nosso cérebro cabe muito bem na Escócia….não no Brasil.
Efeitos lisérgicos à parte, acho mais proveitosa a discussão sobre o efeito da falta de Língua Portuguesa e História do Brasil no povo brasileiro.” (Sol Martinez)
Já nos comentários do post acima, um deles ressalta o outro lado:
“Acho a futilidade extremamente necessária pra nossa saúde mental…se eu pensar o tempo todo na m… que a gente vive, dá pra se matar, por isso que eu paro pra debater qual é a cor do vestido…e só durou 24 horas essa “discussão”, nem 8 nem 80….equilíbrio, são essas as minhas ponderações pra poder aguentar essa dura realidade que é vergonhosa nesse país!” (Viviane Silvestre)
Na minha opinião, os dois pontos de vista são relevantes. Porém, acredito que a mudança na situação do país (e do mundo) ocorrerá quando essa repercussão imensa seja dedicada a um assunto mais importante, como a mensagem do Green Peace abaixo, por exemplo, e as brincadeiras fiquem com a repercussão no tamanho de sua importância e relevância.
“Todo ponto de vista é a vista de um ponto.” Leonardo Boff