A empresa de mobilidade urbana 99, da chinesa DIDI Chuxing, anunciou (maio/2019) que começará a usar como ferramenta de segurança, IA de reconhecimento facial para seus motoristas.
As imagens devem ser feitas com o celular do condutor e serão comparadas com um banco de dados do DENATRAN (Departamento Nacional de trânsito).
Em parceria 99 e DENATRAN, o aplicativo recebe as imagens do rosto dos motoristas. O sistema valida as imagens recebidas e aprova ou não a viagem.
A ferramenta, que usa inteligência artificial, identifica padrões de uso dos motoristas e pode pedir novas verificações, se necessário.
Conforme cita a empresa, o objetivo da medida é elevar a segurança para motoristas e passageiros, evitando que outra pessoa se passe por um motorista cadastrado no aplicativo.
Livia Possi, diretora de segurança em operações da 99, declara que “O reconhecimento facial se junta às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência”.
Para enfrentar a violência nas cidades, os setores de transportes por aplicativos têm feito grandes investimentos em segurança. Em 2018, a Uber anunciou investimento de R$ 250 milhões em centro de Inovação (Folha).