Redes Sociais

2018 retratado em buscas no Google

retrospectiva google 2018

Todo ano, o Google faz uma análise do que foi mais representativo em termos de buscas na plataforma e o que isso representa no ano que se encerra.

2018 em buscas

Todos os dias, as pessoas recorrem à pesquisas para explorar o mundo das informações na Web. Elas vêm procurando por tudo, desde notícias, dicas úteis, letras de músicas até receitas fáceis para o jantar.

Os dados do Google Trends refletem as consultas diárias, como busca por informações, músicas ou dicas úteis de “como fazer”. Essas buscas revelam além do ato de buscar, os momentos, as pessoas, seus comportamentos, ideias e suas viagens ao redor do globo, através da internet.

A procura pelo “bom”

2018 foi um ano de altos e baixos, mas se destacou como o ano em que a palavra “good” (bom) foi mais do que nunca pesquisada.

buscas pela palavra bom em 2018

2018 assistiu a uma série de eleições importantes em todo o mundo, como também no Brasil e nos EUA, onde a principal pergunta “como fazer” transformou-se em  “como se registrar para votar”. No país Norte Americano, tal questão representa maior vontade popular em participar das eleições, uma vez que lá o voto não é obrigatório.

Em um ano em que dissemos adeus a alguns ícones culturais como Anthony Bourdain e Aretha Franklin, as pessoas procuraram como poderiam influenciar a próxima geração, através da pergunta “como ser um bom modelo”.

Quando os socorristas resgataram a equipe dos jogadores de futebol, presos em uma caverna na Tailândia, o universo virtual teve um aumento de 110%, na semana, por pesquisas  como “mergulho autônomo” ou “aulas de mergulho perto de mim”.

O mundo procurou por boas notícias como campeonatos esportivos, contagens de medalhas e casamentos reais ao longo do ano.

Também procuramos “como ser um bom cidadão”, “como ser um bom amigo” e “como ser um bom dançarino”. Tudo isso influenciado por alguns memes e Gifs do Fortnite,  jogo que explodiu de popularidade em 2018.

Para concluir, vamos fechar o ano comemorando o que aconteceu de bom no Google e no mundo, com esse vídeo.

Aproveito para dizer que a equipe do Blog de Redes Sociais e Inovação Digital A Tribuna entrará em um período de férias coletivas entre os dias 22/12/18 e 03/01/19. Boas festas a todos.

A análise original do Google você pode acessar aqui.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.