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10 tendências tecnológicas para 2019

10 tendências tecnológicas para 2019

Rafael Gonzalez aponta e analisa 10 tendências tecnológicas que deverão impactar empresas e pessoas a partir de 2019. Essas tendências são importantes para que as empresas possam se preparar para os novos modelos de negócios que podem surgir e para os profissionais se prepararem para vagas que ainda não existem no mercado.

A maioria das tendências foram pontadas pela Gartner, empresa de consultoria e pesquisa em tecnologia, com acréscimos de tendências apontadas pela Forbes, Digitalks e pelo livro Crimes do Futuro de Marc Goodman.

  1. Objetos Autônomos

Objetos autônomos compreendem desde carros, drones, robôs que utilizam a Inteligência Artificial(IA) para automatizar processos e trazer facilidades. Esses elementos de IA vão impulsionar o mercado nos próximos dez anos.

Segundo o VP do Gartner, essa tecnologia vai evoluir e transformar objetos inteligentes em colaborativos. “A medida que objetos autônomos se proliferam, esperamos uma mudança de coisas inteligentes autônomas para um enxame de coisas inteligentes colaborativas, com múltiplos dispositivos trabalhando juntos, independente das pessoas ou da contribuição humana”, explicou.

Um problema apontado pelo executivo foi a integração desses objetos. “Se esses objetos autônomos não forem integrados, nós vamos ter problemas. Por enquanto, as pessoas não estão focadas nessa questão, mas, daqui a três anos, esse será um problema potencial”.

  1. Analytics aumentado

Baseado no Machine Learning, o Analytics aumentado vai mudar a maneira como o conteúdo analítico é produzido, consumido e compartilhado. Esse sistema conseguirá analisar centenas de dados em segundos, eliminando a necessidade da presença dos cientistas de dados em diversas situações.

Insights automatizados serão usados também em aplicativos corporativos e diversas áreas das empresas como: marketing, atendimento ao cliente, recursos humanos…

Este tipo de recurso deverá ser aplicado nos aplicativos e plataformas de negócios de uma forma geral. Exemplos: Progresso em vídeo aulas, cursos, redes sociais, classificações de desempenho, gamification…

  1. Experiência imersiva

No futuro a experiência imersiva, baseada na utilização das tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista se tornará multicanal. Como explicou David:

“A experiência multicanal utilizará todos os sentidos humanos, bem como sentidos de computação avançada (calor, umidade e radar) em todos os dispositivos multimodais. Esse ambiente múltiplo criará uma atmosfera de experiências nas quais os espaços que nos cercam definem “o computador” em vez dos dispositivos individuais. Com efeito, o ambiente é o computador”. (Digitalks)

  1. Blockchain

A tecnologia de Blockchain trará muito mais confiança e transparência para os clientes e para as empresas. Além disso, vai reduzir conflitos entre os ecossistemas de negócios, diminuindo custos e também o tempo gasto nas transações.

Soluções que utilizam a Blockchain têm a capacidade de aumentar a eficiência nas operações das organizações, automatizar processos e digitalizar registros. Já existe até celular nativo em Blockchain.

“Em 2030, a Blockchain será um mercado multimilionário”, afirmou o Vice-Presidente do Gartner.

  1. Espaços inteligentes

Mais do que conectar as coisas, que tal conectar um ecossistema completo que inclui pessoas, serviços, processos e objetos, gerando uma experiência imersiva e automatizada? Essa é a premissa dos espaços inteligentes.

“Essa tendência vem se aglutinando há algum tempo em torno de elementos como cidades inteligentes, ambientes de trabalho digitais, casas inteligentes e fábricas conectadas. Nós acreditamos que o mercado está entrando em um período de entrega acelerada de espaços inteligentes, robustos e com a tecnologia se tornando uma parte integral de nossa vida cotidiana, seja para funcionários, clientes, membros da comunicação ou cidadãos”, ressaltou David.

  1. Plataformas são o futuro para os negócios

Uma plataforma é, essencialmente, uma rede (digital ou física) que cria valores para os participantes ao facilitar conexões e trocas entre pessoas, serviços, produtos ou informação.

A plataforma raramente é o provedor do próprio serviço; em vez disso, age como facilitador, tornando as interações possíveis, fáceis e seguras para os participantes.

O sistema de plataformas possibilitou a ascensão de empreendimentos como Airbnb, Uber e Amazon e são a base do que o Facebook e o Twitter fazem.

No entanto, elas oferecem oportunidades de crescimento para diversos tipos de negócio, indústrias e setores – não só empresas de tecnologia. Até mesmo modelos de negócios mais tradicionais, que existem há anos, como a Ford, por exemplo, estão começando a desenvolver estratégias de plataformas.

  1. Digital Twins (Gêmeos digitais)

Uma plataforma é, essencialmente, uma rede (digital ou física) que cria valores para os participantes ao facilitar conexões e trocas entre pessoas, serviços, produtos ou informação.

A plataforma raramente é o provedor do próprio serviço; em vez disso, age como facilitador, tornando as interações possíveis, fáceis e seguras para os participantes.

O sistema de plataformas possibilitou a ascensão de empreendimentos como Airbnb, Uber e Amazon e são a base do que o Facebook e o Twitter fazem.

No entanto, elas oferecem oportunidades de crescimento para diversos tipos de negócio, indústrias e setores – não só empresas de tecnologia. Até mesmo modelos de negócios mais tradicionais, que existem há anos, como a Ford, por exemplo, estão começando a desenvolver estratégias de plataformas..

  1. Ética e privacidade digital

Saber lidar com a ética e a privacidade de dados no ambiente digital será ainda mais essencial, visto que, os consumidores e usuários da internet estão preocupados em querer entender e saber como as empresas usam seus dados e informações pessoais.

“As marcas vão precisar pensar mais a respeito disso. Outras terão que desenvolver uma estratégia de marca toda relacionada a esses conceitos”, indicou o VP do Gartner.

Agora, não adianta ficar só no discurso, a ética corporativa precisa estar relacionada a certo grau de transparência, pois não adianta nada dizer que se preocupa com isso e termos cada vez mais escândalos de vazamento de dados pessoais em diversos âmbitos.

  1. Segurança digital

Tudo está conectado, todos somos vulneráveis. É o subtítulo do livro Future Crimes do Mark Goodman. Em um ambiente onde os dados das pessoas e das empresas estão conectados, o mundo do crime virtual se adapta para explorar as oportunidades de faturar e financiar suas redes criminosas.

Além disso, a nossa confiança nas telas aumenta, confiamos nelas para ir e vir através dos sistemas de GPS, para análises sobre o rumo dos negócios e até para saber qual tipo de tratamento aplicar a uma doença. Porém, se esses sistemas forem hackeados e os dados alterados?

Quais os riscos de uma sociedade conectada?

  1. Direito digital

A internet está rodeada de conflitos éticos, acusações públicas, difamação, Fake News. Quem vai se responsabilizar pelos prejuízos de uma acusação sem fundamento?

A web ainda é conhecida como uma terra sem lei, porém, esse conceito deve mudar à medida que softwares, mais poderosos, possam rastrear as pessoas online e as leis e os advogados preparados para a reparação e responsabilidade dos possíveis prejuízos pelo que se publica na internet.

Vale lembrar o caso de uma mulher que foi espancada até a morte, ao ser confundida com uma possível bruxa, por conta de boatos disseminados nas redes sociais. O caso aconteceu no Guarujá/SP. (http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-social-morre-em-guaruja-sp.html)

Referências:

https://www.itforum365.com.br/tecnologia/10-tendencias-tecnologicas-para-2019-segundo-o-gartner/

https://digitalks.com.br/noticias/as-10-principais-tendencias-tecnologicas-para-2019-segundo-o-gartner/

https://forbes.uol.com.br/fotos/2017/12/9-tendencias-tecnologicas-que-vao-mudar-o-mundo/#foto9

GOODMAN, Marc. Future crimes. HSM editora, 2015.

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