Desenvolvido pelo MIT, Massachusetts Institute of Technology, o dispositivo vestível consegue “interpretar” palavras em sua mente, sem que você precise de fato pronunciá-las.
Diversos aparelhos tecnológicos que as pessoas podem interagir com palavras já estão no mercado como por exemplo, o Google Home ou do Amazon Echo, mas este novo dispositivo pode ser ativado apenas com o pensamento.
O Sistema possui eletrodos que são capazes de detectar verbalização interna na mente de uma pessoa. As informações são passadas para um computador que utiliza redes neurais para detectar palavras. Visualmente é um tipo de fone de ouvido por condução óssea, que não obstrui o canal auditivo e consegue transmitir som ao usuário.
“Nossa ideia era ter uma plataforma computacional que combinasse o humano e a máquina de uma forma em que parecesse uma extensão interna de nossa própria cognição.” Disse Arnav Kapur, um dos autores da pesquisa. (Tradução livre: Techcrunch)
O estudo testou o aparelho em 10 indivíduos e apontou 92% de precisão nos comandos após algum tempo de treinamento e calibração. O percentual de precisão não fica muito distante dos assistentes com comando de voz que temos atualmente.
Embora esteticamente esquisito, a funcionalidade chega a ser impressionante. Se a tecnologia for aprimorada, as aplicações poderão ser diversas, como manipular sistemas, softwares e jogos apenas com as palavras prenunciadas na mente, sem precisar de fato externá-las.