Somente metade da população brasileira possui o hábito de ler a outra metade não o tem.
A Bel Pesce, empresária brasileira, com o objetivo de incentivar a leitura, no Brasil, e mudar esse cenário, idealizou o projeto 50 mais 1 que funciona da seguinte forma;
Cada leitor escolhe um livro que marcou sua vida e o empresta para uma pessoa que não tem o hábito de ler e “desafia” mais três amigos a fazer o mesmo criando, assim, uma rede de incentivo à leitura.
O Ator Luigi Baricelli aceitou o desafio da Bel e publicou seu vídeo aderindo a campanha:
Esse projeto espera contar com o engajamento das pessoas, através da rede, de modo a ganhar força e repercussão. É preciso que todos interajam com a ação e compartilhem com o maior número de amigos possíveis para torna-lo um “projeto viral”, ou seja, um projeto de grande alcance orgânico, independente de investimentos em publicidade, de modo a melhorar os índices, do cenário, da prática da leitura no Brasil.
A leitura é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Ativa a criatividade além de proporcionar a vivencia de situações e histórias não vividas na vida real. Possui o poder de criar emoções, incentivar, motivar, ensinar e entreter, alterando o olhar do indivíduo frente ao universo. Costumam dizer, os literatas e artistas de um modo geral que, uma vida sem leitura é uma vida que passa em preto e branco.
Assistam o curta metragem chamado Flying books. É sensacional! Vale muito a pena!
A leitura engrandece a alma. (Voltaire)