Analytics

Analytics para colocar o cliente no centro do negócio

Há mais de cinco anos o marketing digital fala das tendências data-driven e user centric. Mas elas nunca foram tão aplicadas como começam a ser agora. Com diferença de horas e em eventos diferentes, dois expoentes da área no Brasil deixaram claro que, sem a captação, análise e aplicação efetiva de dados dos clientes, sobretudo primários, será impossível sobreviver nesse cenário de incertezas.

Utilizar o pilar das métricas e indicadores com maturidade significa “empoderar” as equipes internas, todas, não apenas a de marketing, a descobrir onde podem chegar e como chegar. E somente os dados mostram qual é o caminho. Com um porém: ser data-driven significa mais do que, simplesmente, utilizar ferramentas que forneçam material para ter insights com base em dados, é, de fato, estar capacitado a colocar os dados no centro da tomada de decisões de negócios, repensando o seu modelo, modificando produtos e serviços, reformatando ofertas.

Como disse Theodore Roosevelt, certa vez, “as pessoas não se importam com o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa”.  O nível de sofisticação na centralização no cliente pode impactar enormemente os valores do negócio. As pessoas tendem a trocar de marca se acharem o processo de compra muito difícil, as práticas e os valores da empresa incorretos, os produtos e serviços pouco efetivos.

Falando no MIT Chief Data Officer e Information Quality Symposium, em agosto/2020, Cindi Howson, chefe de estratégia de dados da ThoughtSpot  foi direto ao ponto: as empresas orientadas a dados desfrutam de maior receita, melhor eficiência operacional, maior lucratividade. Mas tudo isso deriva do melhor entendimento do consumidor. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, apenas 20% das empresas estão realmente capacitando os funcionários da linha de frente com dados.

Criar uma cultura de dados é uma das chaves para construir uma organização orientada a dados. A tecnologia certa, a alfabetização em dados e a disrupção do status quo são maneiras de começar.

Falei sobre como os desafios para criar uma cultura de dados na empresa no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kEKF4WKlE-M

Fontes:
https://cio.com.br/tendencias/diz-que-e-data-driven-mas-age-no-feeling-por-que-voce-esta-fazendo-isso-errado/
https://mitcdoiq.org/
https://mitsloan.mit.edu/ideas-made-to-matter/how-to-build-a-data-driven-company

 

#Analytics #dados

@rafagonzmarti
www.rafaelgonzalez.com.br

 



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