Big Data

Amazon desenvolve aparelho, para vestir, capaz de ler emoções

aparelho capaz de ler emoções

Comandado por voz e para ser usado no pulso, a Amazon está desenvolvendo um aparelho vestível. Descrito como produto de saúde e bem estar, ele é capaz de reconhecer emoções humanas e poderá aconselhar seu usuário sobre como interagir melhor com os outras pessoas.

É uma colaboração entre a Lab126, a organização de desenvolvimento de hardware por trás do celular Fire e do alto-falante inteligente Echo e a equipe de software responsável pela Alexa, a assistente digital da Amazon.

O app para smartphone e com microfones combinados a um software é capaz de descobrir  através da voz, o estado emocional do usuário.

Ainda não temos informação sobre o ponto em que está o desenvolvimento do projeto e nem mesmo se virá a se tornar um produto comercial. A Amazon dá às suas equipes oportunidades para experimentar com produtos, alguns dos quais jamais chegam ao mercado.

O trabalho no projeto, segundo fonte que não quer seu nome divulgado por conta do assunto ser interno da empresa, e documentos, o projeto de codinome Dylan encontra-se com seus testes em curso.

A Amazon se recusou a comentar.

O conceito de aprendizado por máquina, através do reconhecimento de voz e imagem já faz parte da realidade e continua em estado de avanços contínuos de aperfeiçoamento.

Empresas como Microsoft, Google (do grupo Alphabet), IBM entre outras, tem foco constante em desenvolver tecnologias que possam determinar estados emocionais com base em imagens, dados sonoros e outros registros.

Temos como exemplo a própria Amazon que já mencionou publicamente seu desejo de criar um assistente digital comandado por voz e dotado de características mais humanas.

A tecnologia pode auxiliar a empresa a obter insights para novos produtos ou ser usada para direcionamento publicitário e ou recomendações de produtos. O conceito deve engrossar o debate sobre a quantidade e tipo de dados pessoais recolhidos pelos gigantes da tecnologia, que já coletam grande volume de informação sobre seus usuários.

Uma solicitação de patente apresentada  em 2017 nos Estados Unidos descreve um sistema na qual um software de voz usa análise de padrões vocais a fim de determinar o que um usuário está sentindo “alegria, pesar, tristeza, medo, repulsa, tédio, estresse e outros estados emocionais”.

A patente, revelada no ano passado, indica que a Amazon poderia usar o conhecimento sobre emoções do usuário para recomendar produtos ou individualizar respostas.

Um diagrama que consta do pedido de patente informa que a tecnologia é capaz de detectar uma condição emocional anormal e mostra uma mulher dizendo a Alexa, em meio a espirros, que está com fome. A assistente digital, detecta que a mulher está resfriada e pergunta se ela quer uma receita de canja de galinha.

O trabalho da Amazon em um aparelho vestível revela sua ambição de se tornar um dos maiores produtores de software avançado de reconhecimento de fala e também de bens eletrônicos de consumo.

A Amazon também vem trabalhando em um robô doméstico e em breve demos estar cercados por máquinas que interagem conosco e reconhecem nossas emoções.

Vi lá na Folha de São Paulo.



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