Redes Sociais

WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger serão integrados.

As mensagens controladas pelo Facebook terão infraestrutura unificada, porém conservarão sua autonomia.

Mark Zuckerberg, o presidente executivo do Facebook, está planejando a integração dos três serviços de mensagem de sua empresa – o WhatsApp, o Instagram e o Facebook Messenger. O projeto, ainda em fase inicial deve ser finalizado no início de 2020 e requer a reconstrução das funções dos três aplicativos desde suas bases.

A meta é de que os serviços sigam funcionando como aplicativos separados, mas tenham a mesma infraestrutura de mensagens, incluindo o uso de criptografia de fim-a-fim, hoje presente apenas no WhatsApp.

Com esse recurso apenas os dois participantes da conversa podem ver as mensagens e ninguém mais – incluindo o próprio Facebook. Com as mudanças, a expectativa da empresa é de que, um usuário do Facebook possa enviar uma mensagem criptografada a alguém que só tem uma conta do WhatsApp, por exemplo. Hoje, isso não é possível porque os aplicativos são separados.

O objetivo de Zuckerberg, para essa integração é aumentar a utilidade de sua rede social, mantendo bilhões de pessoas em seu ecossistema. Com maior integração entre os aplicativos da empresa, menos pessoas usarão os serviços das rivais Apple e Google, reforçando o papel do Facebook como uma ferramenta de comunicação global.

Com maior interação pelos aplicativos do Facebook, a empresa também poderá aumentar sua receita com publicidade, bem como adicionar novas fontes de faturamento aos apps.

Procurado pelo New York Times, o Facebook disse que pretende “construir as melhores experiências de mensagens possíveis, com comunicação rápida, simples, confiável e privada. Estamos trabalhando em fazer todos nossos serviços criptografados e considerando jeitos para que seja mais fácil encontrar amigos e familiares pela rede”.

Vi lá no Estadão.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.