Jornalismo

Facebook deverá investir US$ 300 milhões em jornalismo local

Facebook investe em jornais locais

O Facebook fará um investimento global de US$ 300 milhões, nos próximos três anos, em notícias locais enquanto enfrenta críticas sobre o seu papel nos negócios do jornalismo em todo o mundo.

O investimento em tempo e dinheiro é uma expansão significativa de um plano para ajudar redações dos EUA e de outros países a criarem e manterem modelos de negócios sustentáveis.

Ao contrário de investimentos anteriores em jornalismo, essa nova rodada se diferencia por não ser ligada a produtos do Facebook.

“Continuaremos a combater notícias falsas (fake news), desinformação e notícias de baixa qualidade no Facebook”, disse em comunicado Campbell Brown, vice-presidente de parcerias de notícias globais do Facebook. “Mas também temos uma oportunidade, e uma responsabilidade, de ajudar organizações de notícias locais a crescer e prosperar”. (Facebook Blog)

A primeira rodada de investimentos nos EUA concentrará recursos em reportagem local, em pesquisa sobre uso da tecnologia para a obtenção de notícias e para a criação de novos produtos. Investimento para recrutar “jornalistas de comunidade novatos” e colocá-los em redações locais, além de financiar um programa inspirado pelo Peace Corp, que empregará 1.000 jornalistas em redações locais nos próximos cinco anos.

Fran Wills, presidente-executivo do Local Media Consortium, uma aliança de 80 empresas jornalísticas que representa 2,2 mil veículos, disse “O Facebook está fazendo esse investimento para apoiar empresas jornalísticas locais a abrirem novas fontes de receita que apoiarão o jornalismo local. 

Em dezembro passado(2018), o Facebook anunciou um investimento de US$ 6 milhões em publishers locais na Inglaterra. Planeja ainda expandir o programa “Accelerator”, lançado no ano passado para ajudar redações locais, como o San Francisco Chronicle e o Denver Post, com o intuito de melhorar sua capacidade de atrair assinantes e doações.

“É interesse do Facebook ter na plataforma o máximo possível de conteúdo com credibilidade, e isso beneficia diretamente os consumidores”, disse Wills.

Confira o post completo do Facebook anunciando a novidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.