O Facebook fará um investimento global de US$ 300 milhões, nos próximos três anos, em notícias locais enquanto enfrenta críticas sobre o seu papel nos negócios do jornalismo em todo o mundo.
O investimento em tempo e dinheiro é uma expansão significativa de um plano para ajudar redações dos EUA e de outros países a criarem e manterem modelos de negócios sustentáveis.
Ao contrário de investimentos anteriores em jornalismo, essa nova rodada se diferencia por não ser ligada a produtos do Facebook.
“Continuaremos a combater notícias falsas (fake news), desinformação e notícias de baixa qualidade no Facebook”, disse em comunicado Campbell Brown, vice-presidente de parcerias de notícias globais do Facebook. “Mas também temos uma oportunidade, e uma responsabilidade, de ajudar organizações de notícias locais a crescer e prosperar”. (Facebook Blog)
A primeira rodada de investimentos nos EUA concentrará recursos em reportagem local, em pesquisa sobre uso da tecnologia para a obtenção de notícias e para a criação de novos produtos. Investimento para recrutar “jornalistas de comunidade novatos” e colocá-los em redações locais, além de financiar um programa inspirado pelo Peace Corp, que empregará 1.000 jornalistas em redações locais nos próximos cinco anos.
Fran Wills, presidente-executivo do Local Media Consortium, uma aliança de 80 empresas jornalísticas que representa 2,2 mil veículos, disse “O Facebook está fazendo esse investimento para apoiar empresas jornalísticas locais a abrirem novas fontes de receita que apoiarão o jornalismo local.
Em dezembro passado(2018), o Facebook anunciou um investimento de US$ 6 milhões em publishers locais na Inglaterra. Planeja ainda expandir o programa “Accelerator”, lançado no ano passado para ajudar redações locais, como o San Francisco Chronicle e o Denver Post, com o intuito de melhorar sua capacidade de atrair assinantes e doações.
“É interesse do Facebook ter na plataforma o máximo possível de conteúdo com credibilidade, e isso beneficia diretamente os consumidores”, disse Wills.
Confira o post completo do Facebook anunciando a novidade.