Big Data

Copacabana terá reconhecimento facial para combate ao crime no Carnaval

vigilancia_copacabana

Os índices de transgressões às leis costumam apontar para cima nos eventos de Carnaval, principalmente os realizados na Cidade Maravilhosa Rio de Janeiro.  Pensando em diminuir a criminalidade durante esse período, o governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu apoiar-se no auxílio da tecnologia.

Por meio de câmeras de trânsito e segurança instaladas nas ruas de Copacabana em conjunto com um programa de reconhecimento facial, a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio, poderá identificar pessoas que possuam pedidos de prisão e placas de carros em situação de roubo. As imagens serão transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região do central do Rio. Lá, os operadores checam as informações enviadas com os bancos de dados da Polícia Civil, no caso da identificação biométrica e do Detran para a numeração dos veículos.

Copacabana foi escolhida por ser o destino mais popular dos turistas nessa época do ano. A intenção do governo do Rio é ampliar a cobertura para outras localidades muito em breve.

Limites para o Reconhecimento

Embora o uso do reconhecimento facial em Copacabana, tenha como objetivo a segurança do lugar, a quebra da privacidade é extremamente sensível, o que proporciona ao poder público grande capacidade para identificar e monitorar pessoas. Algumas Organizações Internacionais de peso tem se posicionado contra seu uso e alguns cientistas da tecnologia citam a amplitude dos estudos da face,  por conta disso sugerem um aprofundamento das consequências e detalhamento das leis antes de aplicarem o uso desse recurso.

[Fonte – Techmundo]

[Foto destaque РAlexandre Duṛo/G1]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.