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Facebook é multado em R$ 2,3 milhões por vazamento em eleições dos EUA

Facebook multado por vazamento de dados

Após o escândalo do vazamento de dados para a empresa britânica Cambridge Analytica, o órgão regulador de informação do Reino Unido decidiu multar o Facebook em £ 500 mil (equivalente a R$ 2,3 milhões) por conta da violação da privacidade dos usuários da plataforma.

As investigações apontaram que o processamento dos dados vazados foi utilizado para propósitos eleitorais. Desde julho deste ano a investigação analisou as denúncias e resolveu aplicar a multa, mesmo após as alegações de defesa da empresa.

Como foi o vazamento de dados do Facebook

Entre 2007 e 2014 o Facebook permitiu o acesso às informações pessoais dos usuários. Esses dados eram obtidos através de aplicativos que realizavam “testes” e “jogos” na plataforma, enquanto o usuário brincava com os aplicativos, seus dados pessoais e de seus amigos eram coletados sem o consentimento dos usuários.

A campanha de Donald Trump contratou a empresa Cambridge Analytica, o assessor de Trump, Steve Bannon fazia parte do conselho da empresa na época.

“Na avaliação do órgão inglês, o Facebook violou o direito à proteção de dados de seus usuários e falhou também por não ter garantias suficientes de como tais informações seriam usadas por esses desenvolvedores. Não houve, por exemplo, proibições para que esses dados fossem repassados com objetivos políticos. Além disso, os responsáveis pelos apps conseguiram registros não somente de quem o usou ou quem fez o download, mas também dos amigos dessas pessoas.” (Folha de São Paulo)

Mesmo depois que o problema veio a público o Facebook não tomou providências adequadas para solucionar o problema. Segundo avaliação do órgão regulador, a empresa falhou na proteção à privacidade dos seus usuários antes, durante e depois do processamento ilegal de seus dados. Uma empresa com tamanha expertise e recursos deveria ter conduzido melhor o caso e preservado seus usuários.

A resposta do Facebook

“Agradecemos que o ICO tenha reconhecido nossa total cooperação durante a investigação e também confirmado que não encontraram evidências que sugerissem que os dados dos usuários do Facebook no Reino Unido foram compartilhados com a Cambridge Analytica. Agora que a investigação está concluída, esperamos que o ICO nos permita ter acesso aos servidores da Cambridge Analytica para que possamos auditar os dados”. Respondeu o Facebook em nota oficial sobre o caso.

De lá pra cá, o Facebook vem trabalhando intensamente para melhorar as condições de segurança dos dados na plataforma e reconquistar a confiança do mercado e dos usuários. O impacto negativo na imagem da empresa se reflete até hoje. Outras empresas de tecnologia estão se aprimorando também para evitarem passar pelo mesmo problema à medida que a atenção das pessoas e dos governos aumentam em relação a privacidade e segurança de dados pessoais.

[Crédito da imagem – Carolyn Kaster / Associated Press / AP]



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