Pesquisa realizada pela MicroStrategy® Incorporated, aponta que para 75% das empresas brasileiras a tecnologia de analytics é muito importante para os esforços de transformação digital, 62% utilizam dados para orientar suas estratégias de negócios e 46% já consideram a migração de sua estrutura de TI para a nuvem.
A pesquisa entrevistou cerca de 500 profissionais da área de analytics e business intelligence de diversos paÃses, entre eles, Brasil, Alemanha, Reino unido, Estados Unidos e Japão. A MicroStrategy® Incorporated é uma empresa especializada em plataformas analÃticas e softwares de mobilidade. O estudo intitulado Global State of Enterprise Analytics está disponÃvel na Ãntegra para donwload gratuito.
Principais números relacionados a área de analytics no Brasil.
Quando questionados sobre como as suas organizações usavam dados e analytics, os profissionais responderam da seguinte forma:
- 62% disseram utilizá-los para orientar estratégias e promover mudanças;
- 57% para sistematizar processos e melhorar a eficiência de custos;
- 52 % para monitorar e melhorar o desempenho financeiro;
- 53% utilizam para gerenciamento de riscos;
- 50% para monitoramento do mercado;
- 48% destinado a atrair e reter clientes;
- 46% para desenvolvimento de novos produtos;
A percepção dos profissionais é de que o uso de processos de analytics melhoram a eficiência e produtividade das empresas segundo 61% dos entrevistados, além disso, auxiliam a tomada de decisões rápidas e efetivas, mencionado por 57%.
No Brasil, 84% das empresas acreditam que estão usando da melhor forma possÃvel. As três áreas que tiram mais proveito de analytics são TI, finanças e serviços aos clientes.
A previsão dos executivos é que os investimentos feitos pelas empresas em analytics devem crescer 83% nos próximos anos.
Apesar da pesquisa apontar que os executivos estejam satisfeitos com o trabalho de análise realizado, há ainda, muito a evoluir. Este tipo de técnica ainda é muito subutilizado nas empresas, que utilizam de forma rasa, sem explorar todo o potencial deste tipo de estratégia. Analytics e business intelligence ainda enfrentam muitas barreiras na maioria das empresas brasileiras, se falarmos das pequenas e médias então, o problema se agrava.
Muitas empresas já estão percebendo que trabalhar com análises baseadas em dados pode trazer eficiência, orientar processos, impulsionar mudanças, reduzir custos e gerar lucro. Mas para isso é preciso ter um bom planejamento e profissionais qualificados para tratar do assunto, porém a disponibilidade desse tipo de profissional não é muito ampla no Brasil.
Pingback: Maturidade digital faz a empresa gastar menos e lucrar mais – Redes Sociais e Inovação Digital – Blogs AT