Big Data

Pesquisadores do MIT ensinam robô a reconhecer quadro depressivo nas pessoas

robô identifica depressao

Uma nova tecnologia desenvolvida no MIT pode detectar quadros de depressão em pacientes com base no que eles escrevem ou falam.

Um sistema de rede neural desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, pode analisar informações de textos e áudios de entrevistados para identificar padrões de comportamento relacionados à depressão.

“Ele pode prever com precisão se o indivíduo está deprimido, sem precisar de qualquer outra informação sobre as perguntas e respostas.” Apontam os pesquisadores. (Techcrunch)

A contribuição mais importante deste tipo de tecnologia é que possibilita uma liberdade de contexto nas entrevistas. Isso significa que o médico não precisará fazer perguntas específicas para descobrir se o paciente está com depressão, ele pode utilizar perguntas e interações do dia a dia como base de dados.

“Cada paciente tem uma fala diferente, este modelo pode ser um passo a frente para ajudar os médicos em seus diagnósticos.” Diz James Glass, co-autor do estudo.  (Techcrunch)

É claro que a detecção é apenas parte do processo, mas esse robô pode ajudar terapeutas reais a encontrar e isolar automaticamente os problemas para análise de longo prazo e reabilitação da saúde mental dos pacientes.

Uma tecnologia boa, que pode ser utilizada de forma perigosa

Se olharmos mais adiante, a consolidação deste tipo de análise e diagnóstico feita por sistemas avançados poderá ser implementada em redes mais amplas de comunicação como as redes sociais. Nesse caso, teríamos não apenas um ambiente onde o que as pessoas publicam pode ser monitorado, mas sim, classificado e diagnosticado automaticamente, revelando o estado mental das pessoas. Em princípio esse tipo de tecnologia é boa para os médicos, mas pode ser perigosa se utilizada em larga escala, sem fiscalização ou transparência.

Vi lá no Techcrunch



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.