Big Data

Novo modelo de placa veicular com QR Code e Chip começa a ser implementado no Brasil

como-serao-as-novas-placas-para-veiculos-no-brasil

No dia 11 de setembro de 2018 o Rio de Janeiro foi oficializado como o primeiro estado brasileiro a implementar o novo padrão de placas veiculares da Mercosul. Além do visual diferente, a nova placa deverá ter um QR Code e um chip.

As placas com o novo padrão oficial do Mercosul possuem 4 letras e 3 números, ao inverso do padrão atual Brasileiro. A disposição dos dígitos nos carros fica da seguinte forma, Letra-Letra, Número-Letra, Número-Número (LLL-NL-NN) e para motos, LLL-NN-LN.

A princípio o QR Code deve contribuir com o controle da frota de veículos por conta dos policiais, facilitando a identificação de placas falsificadas.

O Chip deverá conter diversas informações sobre o veículo, como códigos de identificação, dados sobre histórico de roubos, furtos e evasões de divisas. Essas informações poderão ser acessadas pelas forças policiais e pela receita federal. Além disso, o chip poderá ser utilizado para liberação automatizada em pedágios e estacionamentos.

Quais informações as placas com chip NÃO vão coletar

Inicialmente o chip não será capaz de rastrear a localização do veículo, também não conterá informações sobre os proprietários ou condutores, nem controle de velocidade.

Resta saber como ficará esse novo modelo no quesito segurança. Afinal de contas o QRCode e o Chip devem ser lidos por autoridades policiais, mas quem garante que eles não possam ser hackeados. Devemos acompanhar. 

A adoção da placa nova não será obrigatória para quem tem veículo com modelo antigo, porém os veículos novos licenciados no Rio de Janeiro já contarão com o modelo novo para as placas.

Caso a pessoa queira trocar a placa antiga pela nova, o preço do emplacamento será de R$ 219,35 cobrado pelo Detran do Rio de Janeiro, mesmo valor do emplacamento do modelo antigo. (Olhar Digital)



One comment

  1. Rodrigo Silva

    O previsível aconteceu por falta de planejamento.

    Justiça suspendeu a adoção por falta de infraestrutura tecnológica.

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/10/justica-suspende-adocao-da-placa-de-carro-modelo-mercosul-no-pais.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.