Em um tempo onde a mídia e o jornalismo impactuam diretamente nossas decisões, vale uma reflexão entre as diferenças sobre notícias erradas e notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news.
O que é informação?
Segundo o filósofo Luciano Floridi, informação é um dado, semântico, factual que pode ser verdadeiro ou falso. Caso seja falso, ele pode ser um erro ou intencionalmente falso. Ai está a diferença entre uma notícia errada e um fake news.
Normalmente o fake news é espalhado intencionalmente de forma errada para distorcer a realidade e influenciar a visão das pessoas sobre um fato ou condição. Quem faz esse tipo de atividade tem claramente intenções maliciosas por trás.
Nem sempre adianta apresentar fatos contra notícias falsas
A questão é bem séria. O pesquisador Norte Americano Jason Reifler apontou em seus estudos que nem sempre adianta apresentar fatos verdadeiros para quem acredita em fake news.
“O que descobrimos é que, em uma pequena parcela da nossa amostra (de entrevistados), as pessoas que recebiam informações contra intuitivas das quais elas não gostavam acabavam apenas fortalecendo sua posição inicial”, diz Reifler à BBC News Brasil. “As novas informações somente as faziam refletir sobre argumentos favoráveis a sua própria convicção.” (BBC News)
Ou seja, aqueles que são profundamente afetados por uma notícia falsa, acreditam fielmente nela independentemente de serem apresentadas informações contrárias verdadeiras.
O impacto das notícias falsas estão ao nosso redor
Essa questão tem impacto na vida de todas as pessoas. Somos rodeados por informações no nosso dia a dia, sobre a economia, a política, os preços dos produtos, tratamentos médicos, remédios, a escola de nossos filhos enfim, uma diversidade de informações. Navegar por um universo de informações e desvendar o que é falso ou verdadeiro é um grande desafio no século XXI.
Em época de eleições a questão ganha grande importância.
“Um dos estudos de Reifler e seus colegas teve como base um discurso de Trump, em julho de 2016, quando o então candidato afirmou que a criminalidade violenta havia aumentado substancialmente nos EUA nos anos anteriores. Apesar da informação sobre a alta na criminalidade ser equivocada, pesquisas de opinião mostraram que essa percepção de alta do crime reverberou fortemente entre o público.” (BBC News)
Ainda precisamos de mais pesquisas e estudos para avaliarmos o tamanho do impacto das fake news sobre a decisão de votos das pessoas. O próprio pesquisador Norte Americano acredita que ele é menor do que imaginamos. De qualquer forma, vale nos aprofundarmos nos estudos e combatermos a estratégia de enganação pela busca intensa da verdade dos fatos.
Nesta eleição, os veículos de comunicação estão fazendo um esforço para separar o que é fake do que é verdade nos discursos dos candidatos à presidência do Brasil. Vale acompanhar de perto.