Big Data

Startup cria plataforma para que as pessoas possam vender seus dados para empresas de saúde

hu manity

Você é dono dos seus dados? Se a resposta for sim, você precisa receber por eles. É o que diz Michael Depalma, fundador, presidente e COO da Hu-manity.co, empresa que se propõe a criar um ambiente seguro para que o consumidor possa vender suas informações de saúde.

 

No vídeo, a empresa levanta o fato de que nossos dados pessoais estão expostos na web em diversos aplicativos e plataformas gratuitas que utilizamos em nosso dia a dia. Esses aplicativos não cobram nada do consumidor, porém ganham dinheiro vendendo dados com informações sobre os clientes que interessam (muito) a diversos tipos de empresas.

A ideia da Hu-manity.co é criar um ambiente onde as pessoas consigam vender seus dados para que as empresas farmacêuticas possam utilizá-los em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Segundo o CEO Richie Etwaru, esse modelo deve beneficiar todas as partes. O consumidor recebe o que é devido por seus dados, a empresa ganha dados mais completos e confiáveis para trabalhar e a tecnologia blockchain garante a segurança das transações.

Para Etwaru e Hu-manity, o consumidor deve passar a visualizar seus dados como sua propriedade e ter controle legal sobre eles. “Estamos começando com a ideia de que seus dados são sua propriedade digital e estamos permitindo que você tenha o equivalente a um título, como o seu carro”, explicou ele. (TechCrunch)

A Hu-manity.co inciará a plataforma negociando dados de saúde, mas deverá expandir para outros tipos de dados no futuro.

A Startup que foi fundada ano passado arrecadou US $ 5.5 milhões em investimentos e já tem valor estimado em US $ 50 milhões. Existem muitas questões éticas, legais e morais envolvidas para que a empresa possa operar normalmente, mas a expectativa é grande.

O modelo de negócios deve mexer com o mercado e questionar diversos conceitos atuais das ferramentas digitais. Numa comparação simples, é como se você recebesse dinheiro toda vez que o Facebook utiliza seus dados para vender publicidade.

Vale a pena acompanhar, o que você acha?

Vi lá no TechCrunch

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.