Moedas digitais

Venezuela lança moeda virtual

venezuela lanca moeda virtual

Venezuela lança moeda virtual para tentar solucionar grave crise financeira do país. Com base nas reservas petrolíferas da região, a nova moeda virtual já está a venda. Você pode saber mais no site oficial da moeda.

A nova moeda também é uma forma de driblar as sanções impostas pelos EUA. Ao anunciar a novidade, o presidente Nicolás Maduro diz que os investidores poderão comprar moedas virtuais chanceladas por um país.  “Para grandes problemas, grandes soluções” diz Maduro, completando “Nós venezuelanos somos indomináveis”. (New York Times)

A ideia é que o valor da moeda esteja vinculada ao valor do petróleo, mas o presidente Venezuelano não deu muitos detalhes de como isso vai funcionar na prática. Analistas não acreditam que o governo conseguirá manter o vínculo entre o valor do petróleo e do “Petro” (nome da nova moeda).

Para tentar incentivar os investidores, Maduro afirmou que a moeda será respaldada pelas reservas de petróleo, ouro, gás e diamante do país. (G1)

Resta saber se o governo Venezuela terá credibilidade para atrair investidores para a nova moeda, uma vez que diversos países são contrários às políticas econômicas do país.

O departamento do tesouro dos Estados Unidos alertou os americanos sobre esse tipo de investimento. “Parece ser uma extensão do crédito ao governo Venezuelano, esse tipo de investimento pode expor os cidadãos americanos a riscos legais”. (NY)

Por outro lado, a Rússia também estuda a criação de uma moeda virtual para escapar das sanções Norte Americanas. O cenário mostra as novas formas de Criptomoedas surgindo, tendência que pode crescer entre países e empresas privadas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.