Big Data

Polícia Chinesa passa a utilizar óculos com capacidade de reconhecer pessoas

oculos de reconhecimento facial

Os policiais chineses agora têm uma nova ferramenta para identificar pessoas, trata-se de um óculos com reconhecimento facial.

A tecnologia utiliza uma base de dados do governo para varrer o rosto da pessoa e identificá-la. Além disso, permite monitorar câmeras espalhadas pela cidade para identificar e rastrear pessoas.

Os testes realizados permitiram rastrear um banco de dados de 10 mil suspeitos em apenas 100 milisegundos. Segundo a divulgação no Wall Street Journal, a tecnologia já foi utilizada pela polícia rodoviária para capturar sete criminosos e outros 26 que estavam viajando com identidade de outra pessoa.

Em princípio o governo Chinês alega que a função do óculos é auxiliar na identificação e rastreamento de criminosos, mas há um embate ético muito sério em questão. Quem leu o livro de George Orwell chamado 1984, sabe bem que um governo mal intencionado pode perseguir adversários políticos, jornalistas ou cidadãos que tenham visões diferentes sobre a forma de conduzir um país. Não podemos dizer que é o caso em questão, mas a tecnologia em si pode ser prejudicial ou não para a sociedade, dependendo do objetivo do uso.

Ví lá no Olhar Digital



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.