Pesquisa realizada por Ana Claudia Zandavalle traçou o perfil dos profissionais que trabalham com inteligência em mídias sociais no Brasil. O estudo intitulado “O profissional de inteligência de mídias sociais no Brasil” identifica que a maioria é formada em publicidade e propaganda ou jornalismo.
Post atualizado em 18/12/17 as 20h.
O estudo foi com 434 participantes em 24 estados e apontou que 53% do total dos profissionais são mulheres, 46% são homens são e 01% se declaram pertencentes a outros gêneros.
Levantamento indicou que 26% trabalham metade do tempo focados na área e 21% menor tempo, concluindo que 47% não se dedicam com exclusividade à função.
46% desses profissionais são formados em publicidade ou jornalismo.
33% dos trabalhadores mudaram de empresa uma vez nos últimos três anos, e apontam como motivo para a mudança o salário e o aprendizado. A média salarial almejada é 55% superior ao salário atual.
48% desses profissionais disseram que o planejamento e a execução são as atividades que tomam mais tempo.
“Chama atenção o fato de atividades de análise tomarem menos tempo, já que 42% são analistas. Algumas hipóteses são levantadas diante deste resultado: a atividade de análise está automatizada, a execução toma o tempo da análise, ou a análise é feita ao longo da execução.” (Meio e Mensagem)
54% buscam cursos para complementar seus conhecimentos. A maior parte dos cursos citados foram para as áreas de monitoramento e métricas, seguidas por etnografia e análise de redes.
49% Declararam buscar conhecimento também através de materiais on-line, 30% através de livros e e-books e 26% disseram participar de palestras e eventos.
Se você quiser ver a pesquisa completa pode acessar a apresentação no Linkedin da pesquisadora.
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