Marketing

Nova regra do Facebook rebaixa ranking de sites com baixa qualidade

facebook rebaixa sites com baixa qualidade

Mudanças anunciadas ontem (10/05/2017) no algoritmo do Facebook devem punir sites com baixa qualidade e recusar publicidade que apontem para eles. Os sites devem ter menor visibilidade na plataforma.

Facebook classifica como “baixa qualidade” sites que contenham pouco conteúdo original e cheios de anúncios.

facebook rebaixa ranking de sites com baixa qualidade

Entre os exemplos colocados pela plataforma estão propagandas de emagrecimento rápido, pop up´s e páginas poluídas por publicidades que atrapalham a leitura. Sites desse tipo sofrerão queda na distribuição orgânica no feed de notícias.

A plataforma quer evitar que pessoas acabem caindo em sites com conteúdo de baixa qualidade, sensacionalistas, pornográficos, maliciosos ou que gerem uma experiência ruim ao usuário do Facebook.

A mudança parece promissora. Evita a disseminação de conteúdos ruins na web e ainda pode aumentar os resultados para quem não tem sites de baixa qualidade. Segundo blog oficial da empresa o ranking de quem produz sites de alta qualidade deve aumentar, e como consequência, ganhar maior visibilidade orgânica. O aumento deverá ser gradual nos próximos meses e variar caso a caso. (Newsroom FB)

Tópicos da nova regra apontados pelo Facebook

  • [CORRETO] Link para páginas de destino que incluam conteúdo considerável e original relevante ao seu anúncio
  • [CORRETO] Minimizar bloqueios que evitem visualizar o texto original na sua página de destino
  • [INCORRETO] Usar imagens que estejam excessivamente cortadas ou que exijam clique no anúncio para vê-las inteiras
  • [INCORRETO] Incluir texto enganoso que incentive as pessoas a clicar em seu anúncio
  • [INCORRETO] Incluir conteúdos pornográficos ou que possam chocar o usuário
  • [INCORRETO] Apresentar publicidade maliciosa
  • [INCORRETO] Apresentar excesso de publicidade na página de destino
  • [INCORRETO] Utilizar pop up´s, DHTML, ou outros formatos de publicidade que prejudiquem a leitura do conteúdo.

Os produtores de conteúdos e veículos de mídia que pretendem saber mais detalhes sobre como criar e manter suas páginas com bom índice de qualidade no Facebook, devem ler atentamente os detalhes apontados na política de qualidade deles.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.