Os Youtubers terão que se esforçar mais para conseguir monetizar, ou seja, ganhar dinheiro com publicidade na plataforma.
Após 10 anos o Youtube muda a regra e define um limite mÃnimo de 10 mil visualizações (desde o lançamento do canal) para quem pretende ganhar dinheiro através da publicidade nos vÃdeos. O Youtube paga uma porcentagem pela receita gerada através dos anúncios para o dono do Canal.
A mudança veio pelo agravamento de um problema em relação à relevância dos conteúdos gerados na plataforma. Algumas marcas congelaram os investimentos no Youtube após suas campanhas aparecerem em vÃdeos considerados ofensivos e censuráveis. Mais de 250 marcas deixaram de investir para não terem prejuÃzos a imagem da empresa.
De acordo com a companhia, a medida visa proteger os criadores de conteúdo, desencorajar fraudadores e publicadores que violam as regras de seu programa de monetização. (Infomoney)
Com o novo modelo, assim que o canal atingir as 10 mil visualizações necessárias, o Youtube revisará o conteúdo para avaliar se ele se encontra dentro dos padrões necessários para a monetização.
“Em algumas semanas iremos incluir também um processo de revisão para os novos criadores que se candidatarem ao Youtube Partner Program. Depois que o criador atingir 10 mil visualizações em seu canal, nós revisaremos suas atividades de acordo com nossas polÃticas. Se tudo estiver certo, vamos adicionar o canal ao programa e começaremos a oferecer anúncios em seu conteúdo. Juntas, essas regras irão ajudar a direcionar anúncios somente para criadores que estão seguindo as regras”,  diz a empresa em seu blog oficial.