Jornalismo

Realidade aumentada é o futuro das redes sociais

Facebook_timeline

Os hábitos de consumo, de conteúdo nas redes, mudam rapidamente. No início os “artistas” principais eram os textos, depois as animações, em seguida as fotos ganharam força e hoje, os vídeos dominam o interesse das pessoas que buscam conteúdo de qualidade. Porém há uma nova tendência chegando: A realidade aumentada.

O diretor de parcerias para a américa latina do Facebook, Luis Olivalves disse em evento realizado dia 17/01/2017, no instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que o Facebook deixou de ser uma simples plataforma de troca de experiência para se tornar uma das principais fontes de notícias do mundo, principalmente pelos mais jovens.

Uma pesquisa do Instituto Reuters, com mais de 50 mil leitores em 26 países, mostrou que 51% usam as redes sociais semanalmente como fontes de notícias e 12% delas a utilizam como a principal fonte de informação. No Brasil os números sobem para 72% e 18%.

Diretor_facebook

O diretor do Facebook, salientou também que o consumo de informações está fragmentado. A plataforma do Facebook, adapta o “feed” de notícias de acordo com o interesse de cada indivíduo. “O consumo está dividido. O Facebook só é forte porque a pessoa está lá, foi ver a vida dos amigos e acaba sendo impactada por algumas coisas porque o algoritmo ajudou a identificar”, diz Olivalves.

Os vídeos e as imagens são os formatos que mais atraem os usuários no Facebook, segundo Olivalves. Por dia, mais de 100 milhões de horas de vídeo são consumidas na rede social. Já no Messenger e no Whatsapp, o forte são os emojis. No Messenger, por exemplo, são trocadas 2 milhões de mensagens com emojis por dia no mundo. (Fonte Exame)

Olivares, aponta a realidade virtual como uma tendência que deve ganhar força nas redes sociais nos próximos anos. O sistema de realidade aumentada do Facebook, batizado de Oculus, já possui hoje mais de 1 milhão de usuários ativos por mês.

“Se eu quero passar um recado (nas redes sociais), nada melhor do que um vídeo. E, hoje, quando quero passar uma experiência, trazer uma pessoa para viver algo único, uso a realidade aumentada. Eu controlo a experiência para o que eu quero ver ou focar, mas estou lá vivendo junto (o que foi gravado)”, afirma Olivalves. (Fonte Exame)

Seguindo a linha de novidades, o Facebook deve anunciar em breve a plataforma Facebook Journalism Project, que pretende ser uma ferramenta útil para jornalistas. Vamos acompanhar, para ver se as tendências anunciadas pelo Facebook se concretizam.

 



One comment

  1. ListaPG

    a tecnologia sempre buscando auxiliar as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.