Marketing

6 tendências do Youtube no Brasil

6-tendencias-youtube-brasil

No último dia 5 de outubro, o Youtube realizou um evento para debater as estratégias de construção de marca através de vídeos dentro da plataforma. O evento aconteceu no Espaço das Américas em São Paulo, com a presença de agências, anunciantes e produtores de conteúdo.

O evento contou com a participação de youtubers famosos como Julia Tolezano (JoutJout), Bianca Andrade (Boca Rosa) e Nice Moretto (Coisa de Nerd) que discutiram sobre temas como diversidade, empoderamento, relacionamento e engajamento com o público. Executivos do Youtube também apresentaram números e indicadores sobre a plataforma.

6-tendencias-youtube-brasil

A revista Exame, que fez a cobertura do evento, apontou 6 tendências sobre o Youtube:

  1. O tempo de visualização no Youtube cresceu 70% no Brasil de 2014 para 2015. (Fonte: Dados internos de YouTube)
  2. Mais da metade dos brasileiros (55%) acessam o Youtube através de Smartphone. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  3. 85 milhões de brasileiros assistem a vídeos online, destes, 82 milhões assistem pelo Youtube. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  4. Os consumidores de conteúdos sobre culinária, games, música e moda e beleza no Youtube já consideram a plataforma como o lugar preferido para assistir vídeos. (Fonte: Instituto de Pesquisa REDS, 2016)
  5. 5 entre as 10 celebridades mais influentes entre os jovens brasileiros são estrelas do Youtube. Entre os três primeiros colocados, dois são estrelas do Youtuber com níveis gerais de influência em patamares bem mais altos do que no ano anterior. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  6. Os principais motivos que tornam uma personalidade influente na plataforma, estão ligados à autenticidade, originalidade, senso de humor e inteligência. Essas características juntas representam 54% do “peso” da influência, características que não faltam aos Youtubers. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)

As tendências apontadas, no evento, demonstram a força que o Youtube está ganhando como canal da mídia. A plataforma de vídeos está criando seus próprios formatos de conteúdo e entretenimento junto com seus usuários, assim como o Netflix passou a criar suas próprias séries para responder às demandas dos clientes, o Youtube está criando novos modelos de acordo com o comportamento de seus consumidores.



One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.