Tecnologia

Yahoo sofre ataque hacker e mais de 500 milhões de usuários são atingidos.

yahoo-anuncia-roubo-de-dados-de-usuarios

Quinta feira, dia 22 de setembro de 2016, o Yahoo informou o maior vazamento de dados da história da empresa. O problema atingiu no mínimo 500 milhões de usuários. A ação ocorreu no fim de 2014 e pode ter sido realizada por alguma organização estatal.

“Baseado em uma investigação em curso, o Yahoo acredita que informações associadas às contas de, pelo menos, 500 milhões de usuários foram roubadas, e a investigação não encontrou evidências de que os agentes patrocinados por algum país ainda estejam na rede do Yahoo”, afirmou Bob Lord, executivo da empresa, em comunicado. (Fonte: G1)

roubo-de-dados-no-yahoo

Foram roubados, nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento, perguntas de segurança e dados criptografados de senha. Segundo o Yahoo, a criptografia de senha é feita pela tecnologia “bcrypt”, o que torna bastante difícil “quebrá-las”.

O risco de prejuízos é grande, uma vez que grande parte das pessoas utiliza os mesmos dados de lembrete de senhas em e-mail pessoais e profissionais. Os usuários também podem ser vítimas de spam que coletam mais dados do usuário. Portanto, dados corporativos também podem estar em risco na mão de hackers.

Difícil saber o que foram feitos com esses dados, visto que desde 2014, os hackers já tiveram bastante tempo para utilizá-los.

A notícia pode atrapalhar a venda do Yahoo, que negocia com o gigante das telecomunicações Verizion o valor de US$ 4,8 bilhões firmado em julho, mas ainda está depende da autorização dos reguladores para formalizar o negócio.

O fato pode assustar milhares de pessoas que com o passar do tempo perderam o medo de colocar seus dados na mão de grandes empresas como Microsoft, Facebook e Google em troca da utilização de suas ferramentas. É importante que o usuário tenha cuidado com a segurança dos dados, troque de senhas regularmente e utilize dados diferentes para cada plataforma.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.