A técnica de storytelling (contar historias) para atrair e fidelizar bases de clientes não é exatamente algo novo entre as marcas, desde os primórdios, os comerciais de televisão já faziam isso. Não é à toa, que comerciais com uma “pegada” mais cômica sempre fizeram grande sucesso. Com o surgimento da internet, a BMW foi pioneira em lançar curtas metragens, super produzidos com atores famosos, para construir histórias relacionadas à marca. Logo, outras empresas passaram à investir pesado em super produções cinematográficas, as marcas acreditavam nesse tipo de conteúdo para conquistar o coração e a fidelidade dos clientes.
O que essas grandes marcas não contavam é que a concorrência viria de pessoas comuns, com grande capacidade criativa. Com uma câmera (celular) na mão e uma ideia na cabeça, como dizia Glauber Rocha, pessoas comuns criam conteúdos inteligentes, bem humorados, relevantes, conquistam grande audiência.
A Coca Cola tinha uma dúvida, ” Como criar uma história que fosse relevante para seu público alvo (jovens) em volta de um assunto (chato) como o revezamento da tocha olímpica, evento pelo qual a marca é patrocinadora?” A solução veio justamente com a ideia de utilizar a força dos Youtubers, jovens influenciadores do público da Coca Cola, para criar uma história que envolve, diverte e entrega resultado para a marca.
Muitos questionam se essas pessoas “comuns”, com seus canais no Youtube, poderão concorrer e causar prejuízos as grandes empresas de comunicação, atraindo campanhas publicitárias de grandes marcas. Minha visão em relação a esse assunto aponta como a principal diferença entre esses influenciadores digitais e as grandes emissoras é que no lugar de uma audiência massificada que atinge milhões ao mesmo tempo, eles constroem nichos específicos que se identificam com um determinado tipo de conteúdo, linguagem e caraterísticas permitindo às marcas identificar de forma mais precisa o público daquele canal.
Essas informações são valiosíssimas para o marketing contemporâneo, uma boa estratégia de marketing dentro de um nicho específico, pode gerar grandes resultados com ótimo custo benefício. A solução que todas as empresas estão buscando. Esse é um dos trunfos dos influenciadores, Youtubers, Vlogers, blogers e afins. De modo geral, sempre haverá espaço e oportunidades para boas ideias e conteúdos relevantes no relacionamento entre marcas e clientes.