Essa atualização beneficia as empresas que utilizam a rede social para se comunicar com os clientes. A mudança permite que os “perfis”, ambiente dentro do aplicativo, de empresas tenham algumas vantangens em relação aos “perfis” pessoais.
As novas funcionalidades para empresas possibilitarão maior controle e eficiência na gestão das marcas, através de uma ferramenta de Analytics, que permite a empresa mensurar e analisar a quantidade e o comportamento das pessoas que acessam suas atualizações, assim como as interações com seus produtos e serviços.
Outra mudança importante é a possibilidade de inserção do contato por telefone e e-mail, que facilitará a comunicação  do cliente com a empresa diretamente pelo aplicativo. Hoje esse contato só pode ser feito por mensagem privada ou através dos comentários, o que dificulta o gerenciamento dessas mensagens nos casos onde o volume de contatos é muito grande.
O Facebook, que comprou o Instagram a pouco tempo, está em busca de transformar o aplicativo em uma plataforma mais profissional, visando facilitar a comunicação das empresas com seus clientes e claro, aumentar as possibilidades de lucro através da publicidade dentro do app.
Por enquanto, as novidades funcionam apenas na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Apesar de não termos uma previsão oficial para implementação dessas funcionalidades em outros paÃses, se as alterações fizerem sucesso lá fora, não deverá demorar para chegar ao Brasil.