Robôs

O movimento “Makers” e a saída para as crises econômicas.

Movimento makers

Muitos países estão encontrando, na inovação, os caminhos para driblar a crise econômica mundial. Como produzir e criar em um mundo altamente tecnológico e competitivo?

Em 2006, na Baía de São Francisco na Califórnia, surgiu um novo tipo de encontro. Uma feira batizada de “Maker Faire”, algo como a feira dos fazedores. São estudantes, cientistas, artistas, famílias, grupos que se unem com uma paixão em comum: A inovação.

Já em 2014 o movimento se popularizou. Foram organizados eventos com o tema do movimento “makers” em mais de 119 países, essa iniciativa faz parte de uma revolução na cultura do “faça-você-mesmo” ou “Do-it-Yourelf” onde a inovação faz parte do projeto de mundo, para essas pessoas, a alternativa para um planeta mais sustentável e saudável vem da capacidade das pessoas em inovar, transformar ideias em produtos e serviços que possam adaptar, modificar e aprimorar coisas que são feitas há muito tempo da mesma forma.

Foto -  https://www.flickr.com/photos/eagletusk/
Foto – https://www.flickr.com/photos/eagletusk/

São novas máquinas, experimentos em robótica, softwares, hardwares, formas inovadoras de conexão, complexos ou simples que facilitam o trabalho no dia a dia. Algumas ideias parecem (e são) malucas, algumas não fazem muito sentido nem para quem as criou, mas o que está em jogo é o exercício da criação. Arriscar, inovar, pensar de forma nova um caminho para chegar ao mesmo lugar ou a lugares novos.

Depois dos jogos olímpicos de Londres, o governo inglês resolveu transformar o galpão construído para o centro de imprensa dos jogos em um ambiente para os “makers”. São mais de 250 mil metros quadrados  que receberam mais de 7 mil inovadores para trabalhar em conjunto. São universidades, empresas de tecnologia, startups, investidores, cientistas pensando, juntos, na economia do futuro. O local foi batizado de Here East.

Em São Paulo, a prefeitura criou o primeiro laboratório de fabricação digital, os chamados Fab Labs. Espaços de produção colaborativa e aprendizado interdisciplinar com equipamentos de alta tecnologia. A ideia da prefeitura é criar 12 Fab Labs em diversos bairros de São Paulo. Esses espaços vão proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre tecnologia na prática, onde os alunos poderão criar seus próprios produtos desde games, impressoras, robôs, móveis entre outros.

Em abril de 2016 teremos a primeira Maker Faire: http://makerfaireriodejaneiro.org/

A inovação é a base do ser humano. Ao ao olharmos para trás, a invenção das nossas cidades, das pontes medievais, dos portos, navios, aviões, tudo que está ao nosso redor é proveniente da capacidade fantástica do ser humano de inventar e se reinventar. Nosso mundo precisa disso, nosso Brasil precisa se reinventar, evoluir e conseguir melhor desenvolvimento. O grande caminho para isso, sem dúvida, é a inovação.

“Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.” – Albert Einstein
 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.