(Foto destaque do https://www.flickr.com/photos/applebobi/)
Muitos se perguntam, ainda hoje, qual o motivo do sucesso das redes sociais. Por qual razão a grande maioria das pessoas a utilizam diariamente, passam poucos ou muitos minutos do seu dia envolvidas em uma atividade que parece não ter fim. Partilho alguns pilares principais do que as pessoas buscam nas redes:

PARTILHA
Vida é partilha. Homens e mulheres que não sabem partilhar não sabem o que é vida. Um bom exemplo é a mesa da festa natalina, onde o mais importante é a partilha. Alguns podem ter uma mesa repleta de alimentos  e nenhuma partilha ou uma mesa menos abastada e com muita partilha. Na mesa e nas redes, a soma das partes é maior do que o todo.
RECONHECIMENTO
Expor ideias, trabalhos ou pensamentos. Ao publicarmos nas redes um feito, um passeio, uma viagem, um prato culinário inventado e saboroso, uma música de composição própria, um desenho colorido, uma meta atingida em um exercÃcio fÃsico, estamos compartilhando realizações. Desde quando éramos crianças temos a necessidade de reconhecimento. CorrÃamos para mostrar aos nossos pais, o castelinho de areia feito na praia, o desenho elaborado com giz de cera ou até mesmo a nossa primeira nota alta no boletim escolar. O reconhecimento nos motiva, nos impulsiona para frente. Aquele que curte uma publicação no Facebook, por exemplo, está fazendo um elogio. O valor de uma curtida varia de pessoa para pessoa, possui uma interpretação pessoal e privada, seja a curtida de uma pessoa que você conhece  ou de um desconhecido, comumente possui seu valor.
INFLUÊNCIA
Sentir-se parte da transformação. Essa é a questão que envolve pessoas em discussões acaloradas sobre polÃtica, ideais, conceitos e questões com base em valores. Pessoas buscam com vivacidade e intensidade a evolução do que acreditam ser a melhoria da situação. Lutam para influenciar os outros em prol dos seus  conceitos de qual é o melhor caminho.
CONHECIMENTO
O conhecimento é o alimento da mente. O ser humano tem em sua espécie uma diferença fundamental em relação aos outros animais, que é a consciência. Essa ferramenta fantástica chamada cérebro nos proporciona uma vida sem fim. Algo muito além da vida fÃsica. É o mundo do imaginário, do conhecimento, das artes, do abstrato. Algo que as plataformas chamadas de redes sociais nos proporcionam é conhecer o outro e através do outro, o mundo.
Sendo, a internet, um ambiente para consumo de conhecimento e consequentemente de vida, vale a pena assistir a palestra do Mário Sérgio Cortella: