Redes Sociais

A grande sacada de uma “Giraffa” brasileira.

O Restaurante brasileiro Giraffas deu um grande exemplo de marketing de oportunidade quando entrou em uma conversa pública entre os gigantes internacionais Burguer King e Mc Donald´s.

O Burguer King enviou ao Mc Donald´s uma carta aberta com a proposta de criação de um lanche conjunto chamado McWhopper para arrecadação de fundos a ONG One Peace Day. Fizeram inclusive um site com essa proposta. (http://mcwhopper.com/)

O McDonald´s recusou a proposta:

“Nós adoramos a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas juntas poderiam fazer algo maior para fazer a diferença”, falou Steve Easterbrook, CEO do McDonald’s, em comunicado nas redes sociais. “Nós nos comprometemos em aumentar a conscientização em todo o mundo e, quem sabe, vocês possam se juntar a nós nesse significativo esforço global.”
A nota ainda tem uma observação: “Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente”.

A ideia do Burguer King foi brilhante do ponto de vista do marketing da empresa, a proposta de uma “trégua” entre as concorrentes em prol de uma causa maior não poderia dar errado. Na visão da maioria das pessoas o convite vai soar como algo despretensioso, bacana e criativo. Embora o BK provavelmente já previa uma recusa do MC e o convite tenha sido maquiavélico,  se o McDonald´s aceitasse, seria coadjuvante de uma ação promovida pelo BK, no caso de uma reposta negativa sairia como vilão da história, deixando a imagem de uma empresa individualista e orgulhosa, como aconteceu.

post_bk_brasil

A ação teve grande impacto nas redes sociais, no canal oficial do BK Brasil por exemplo, o post já passou de 82 mil curtidas e mais de 5 mil compartilhamentos. A repercussão do post com a recusa do MC teve muita repercussão também, já são mais de 5 mil comentários, em grande maioria, negativos.

repercussao_mcdonalds

O episódio poderia passar apenas por uma guerra de marketing entre dois gigantes que vivem competindo e o Burguer King sairia ganhando de lavada nesse episódio caso um brasileiro não se metesse na história.

giraffas

O Giraffas, uma empresa de menor porte, em relação às outras duas, com uma resposta rápida colocou o Burguer King na parede. (Na mesma situação do Mc Donald´s). Eles provavelmente vão ignorar a proposta da empresa brasileira, que por sinal é o que o MC deveria ter feito. Quando uma empresa grande é atacada por uma pequena, o melhor a fazer é ignorar, para não transferir a visibilidade para a empresa menor. Mas nesse caso, quem começou com a história foi o próprio BK e ignorar ou recusar vai pegar muito mal para a marca no Brasil.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.