Redes Sociais

Preto e azul ou Branco e Dourado? Que mundo é esse?

De repente, do nada, explode uma história, desatinada,  nas redes sociais que em pouco tempo vira febre. Ganha milhares de versões, atinge repercussão gigantesca, em diversos países, cuja proporção chega a  um ponto em que não há sequer um site de notícias, blog ou perfil, que não tenha tratado o assunto como destaque.

Tudo começou  em uma festa de casamento, na Escócia. A mãe da noiva indecisa de qual vestido usar, compartilhou com os noivos a foto de um vestido. Nesse momento, começou a dúvida sobre a cor do mesmo e os noivos compartilharam a foto na internet para os amigos. Mas a tal foto ganhou o mundo e a polêmica também.

O vestido azul e preto é da marca Roman Originals e, embora houvesse outras opções de cores disponíveis, nenhum deles era branco e dourado.
O vestido azul e preto é da marca Roman Originals e, embora houvessem outras opções de cores disponíveis, nenhum deles era branco e dourado, mas na foto, muitos viam branco e dourado.

Foram publicadas na mídia, inclusive, algumas explicações científicas sobre a diferença na cor do vestido.

“Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas no pôr do sol.

O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira”.

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas veem branco e dourado.

Os cérebros dos outros atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido.

Este fenômeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca. (Fonte BBC)”

Os brasileiros, que adoram uma brincadeira , criaram diversas versões e memes sobre a história do vestido, nas redes, espalhando bom humor e criatividade proporcionaram às Hastags #Pretoeazul e #brancoedourado os Trend Topcis do Twitter no dia 27 de fevereiro de 2015.

 

briga

 

tradutorBING

Atrás do fundo divertido e inusitado,  surge o olhar profissional, onde muitas empresas de comunicação e agências de publicidade antenadas com o  mundo acelerado das redes sociais, trabalharam em campanhas sem perderem a oportunidade de pegar uma “carona” na repercussão da história. No marketing e na comunicação moderna, cada segundo é importante e, estar preparado faz toda a diferença.

mitshubish

 

biscoitos

 

quatro_rodas

 

pipoca

Em um post, no Facebook, uma internauta ressalta, sua indignação, sobre a excessiva importância dada ao assunto.

“É sério isso? Essa polêmica sobre a cor do vestido?

Com a gasolina a R$3,50…o dólar a R$2,85…um maço de brócolis menor que o meu pulso a R$4,50…a luz aumentando de novo…as estradas todas bloqueadas…São Paulo sem água…cortes na educação………….
Desculpe, mas a polêmica sobre o efeito da luminosidade das cores sobre nosso cérebro cabe muito bem na Escócia….não no Brasil.
Efeitos lisérgicos à parte, acho mais proveitosa a discussão sobre o efeito da falta de Língua Portuguesa e História do Brasil no povo brasileiro.” (Sol Martinez)

Já nos comentários do post acima, um deles ressalta o outro lado:

“Acho a futilidade extremamente necessária pra nossa saúde mental…se eu pensar o tempo todo na m… que a gente vive, dá pra se matar, por isso que eu paro pra debater qual é a cor do vestido…e só durou 24 horas essa “discussão”, nem 8 nem 80….equilíbrio, são essas as minhas ponderações pra poder aguentar essa dura realidade que é vergonhosa nesse país!” (Viviane Silvestre)

Na minha opinião, os dois pontos de vista são relevantes. Porém, acredito que a mudança na situação do país (e do mundo) ocorrerá quando essa repercussão imensa seja dedicada a um assunto mais importante, como a mensagem do Green Peace abaixo, por exemplo, e as brincadeiras fiquem com a repercussão no tamanho de sua importância e relevância.

ursopolar

 

“Todo ponto de vista é a vista de um ponto.” Leonardo Boff



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