Marketing

A importância do Google Ads para o seu negócio

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

Em 1992, começaram a surgir diversas empresas provedoras de acesso à internet naquele país. No mesmo ano, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web, que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.

O ano é 1994 e a internet como conhecemos hoje ainda era só uma criança, com navegadores como o Mosaic se popularizando aos poucos. O norte-americano David Filo e o taiwanês Jerry Yang estudavam Engenharia Elétrica juntos na Universidade de Stanford e viviam mandando links um para o outro de seus sites favoritos.

A brincadeira cresceu, e eles precisavam compilar todos os endereços em um só lugar, de preferência online. Nascia aí o Jerry’s Guide to the World Wide Web, que foi o primeiro nome do Yahoo!. Com o tempo, o nome de David entrou junto e pessoas que eles não faziam ideia de quem eram começaram a visitar a página e indicar links para entrar no índice.

O Google é uma empresa fundada em 4 de setembro de 1998 em Menlo Park, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. Os criadores são Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes do curso de doutorado da Universidade de Stanford.

Juntos, Brin e Page decidiram dedicar seu doutorado ao estudo das propriedades matemáticas da World Wide Web, o nome “oficial” da internet. Eles assinaram uma dissertação com o título “The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine” (“A anatomia de um mecanismo de pesquisa da Web hipertextual em grande escala”, em tradução livre).

O paper descrevia, basicamente, as propriedades técnicas de um buscador capaz de rastrear a web inteira e listar as páginas com base em relevância. O documento se tornaria, mais tarde, um dos textos científicos mais baixados de toda a história da internet.

Para colocar em prática as ideias da dissertação, Page e Brin criaram o BackRub, um buscador que usava a tecnologia, criada por eles, chamada de PageRank. O sistema determinava a relevância de um website de acordo com o termo de pesquisa levando em conta o número de páginas naquele domínio e quantas outras páginas, de outros sites, linkavam para ele.

No livro “Planet Google“, do historiador Randall Stross, o autor revela que “Brin e Page eram hostis à mera noção de permitir propaganda em site de buscas”. Eles acreditavam que esse modelo tornava os serviços de pesquisa online “inerentemente parciais em direção aos anunciantes e distantes das necessidades dos consumidores”.

A dupla aceitou propagandas no Google com uma condição: elas tinham que ser apenas em texto, nada de banners coloridos, e tinham que ter alguma relação com o que o usuário está buscando. O Google Adwords nasceu com 350 clientes, mas, até o final daquele ano, cerca de 85% das buscas no Google davam resultados sem propaganda alguma.

O portfólio do Google conta também com o sistema operacional Android, os aplicativos Maps, Waze e Fotos, o navegador Chrome, o cliente de e-mail Gmail, o serviço de armazenamento em nuvem Google One, as lojas de apps, música e filmes Google Play, além da plataforma de vídeos YouTube.

Fontes:

https://olhardigital.com.br/noticia/google-historia-curiosidades-e-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-buscador/80732

https://www.thebrief.com.br/mercado/116969-historia-yahoo-antigos-reis-internet-video.htm

https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml

Se inscreva no canal e mantenha-se informado sobre o mundo conectado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.