Conheço algumas pessoas que doam sangue regularmente. Uma das dificuldades do doador é saber em qual local o seu tipo sanguíneo é mais necessário. De vez em quando, vemos campanhas em rádios ou nas redes sociais avisando de uma necessidade pontual, mas esse tipo de divulgação pode se perder no universo dos conteúdos que rodam pelas redes.
O Facebook disponibilizou no Brasil um novo recurso que deve ajudar nesse processo. Através de um site bem simples https://www.facebook.com/donateblood o interessado em doar sangue pode se cadastrar e receber notificações de forma rápida e efetiva sobre as instituições que precisam de doador.
Segundo o Faceook, o sistema foi elaborado em conjunto com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas no assunto. A expectativa do Ministério da Saúde é que o país consiga aumentar o número de doadores dos atuais 1,8% da população para 3%. A facilidade proporcionada pela ferramenta e a popularidade do Facebook podem contribuir com isso.
Atualmente a ferramenta começará trabalhando com 6 bancos de sangue no Brasil. O HemoCe (Ceará) na região Nordeste, HemoPA (Pará) na região Norte, HemoSC (Santa Catarina) no Sul, Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no Centro-Oeste, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), na região Sudeste. Eles somam 64 postos de coleta que abastecem mais de 1.000 hospitais e organizações de saúde por todo o país. A ideia do Facebook é futuramente estender o recurso a outros bancos de sangue e unidades de saúde em todo país.
Para participar do projeto, as instituições devem se cadastrar no site https://www.facebook.com/findblooddonors, onde poderão montar uma página própria para divulgação de campanhas de doação e casos urgentes. As campanhas publicadas por essas instituições serão notificadas para os usuários cadastrados de acordo com sua região.
“Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível – e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue”, diz o Coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Dr. Flávio Vormittag. (Facebook NewsRoom)
Ví primeiro lá no Olhar Digital.