O Twitter anunciou no relatório de resultados Q2 de 2014 (relatório em PDF) da empresa que, 14% das contas no Twitter, cerca de 23 milhões de contas, são acessadas por “Bots” ou seja, robôs. Muitas dessas contas são acessadas através de aplicativos externos e não utilizam a ferramenta ou aplicativo oficial.
Isso gera um problema, para a empresa, em relação aos anunciantes, uma vez que esses usuários não são impactados pelas propagandas que representam a maior parte do faturamento do Twitter.
Além disso, causa desconfiança nos usuários ativos, considerando que o mesmo pode estar se relacionando com um robô, seu seguidor ou alguém que ele segue pode não ser na verdade “alguém”.
Segundo a empresa, apenas 5% dessas contas representam spans, porém 8.5% são contas atualizadas sem a interação humana. (Veja alguns números sobre isso) O Twitter diz que esses dados não são necessariamente ruins e, para isso, comenta o exemplo do @ earthquakessf que gera avisos automáticos sobre terremotos em algumas regiões através de “Bots”. Esse serviço é realmente importante.
Por outro lado, o que me espanta mesmo, são as empresas que se utilizam de robôs para manterem suas contas atualizadas. Algumas, tem como estratégia, criar milhares de contas fantasmas para segui-las, conseguindo dessa forma, um grande número de seguidores, com o objetivo de impressionar o mercado. Essas empresas acreditam que ter milhares de seguidores no Twitter gera um diferencial competitivo.
Algumas pessoas me perguntam sobre esses serviços que são oferecidos como “estratégia de marketing” para ganhar milhares de seguidores no Twitter da noite pro dia. Não é difícil encontrar no Google sites que oferecem esses serviços, basta fazer uma busca por “comprar seguidores no Twitter”.
Eu particularmente, não vejo nenhuma utilidade em ter milhares de clientes fantasmas que vão consumir “nada” e gerar resultado “nenhum” mas, de certo, para as empresas que se comunicam por robôs falando sobre qualquer assunto sem dizer nada, faça algum sentido. :/
O ideal é perceber que o Twitter é uma ferramenta de relacionamento, onde as marcas podem “conversar” com seus clientes, manter contato através de informações rápidas e úteis. Na verdade, não interessa muito a quantidade de seguidores que a empresa possui, e sim a qualidade dessa rede, ou seja, o quanto gera de valor, para a empresa, manter contato com as pessoas na plataforma e os resultados obtidos nos negócios.
Na minha opinião, muito mais importante é ter um seguidor que consuma e goste da sua empresa do que dez que não compram e nem pretendem adquirir sua marca.