Você já ouviu falar da SHIELD, organização de heróis dos quadrinhos da MARVEL Comics que defende a terra contra vários vilões? O projeto Google Shield é semelhante a famosa organização dos quadrinhos.
Esse projeto foi feito para proteger grandes portais de notícias e blogs jornalísticos dos hackers. Estamos vivendo um momento onde todos têm opiniões fortes a respeito de vários assuntos e isso se reflete nesses sites, que estão sofrendo ataques de “negação de serviço” (DDoS, na sigla em inglês). Essa técnica consiste em enviar múltiplas solicitações de acesso aos servidores desses sites em um curto período de tempo fazendo com que a página fique fora do ar.
Essas solicitações geralmente são enviadas por pessoas mal intencionadas que, após ler a notícia publicada por esses veículos, tentam tirar o site do ar, ao sentirem-se contrariadas, disse George Conard, gerente de produto da Jigsaw, em entrevista:
“Se uma pessoa lê o seu artigo e não concorda com ele, pode lançar um ataque desse tipo para tirar o texto do ar.”, para o Google, o Shield é uma maneira de defender a liberdade de expressão e imprensa livre.
Conard atualmente conta com uma equipe de engenharia para elaborar novos recursos, e com eles aprimorar a tecnologia de defesa do Shield , para combater os DDos de uma forma mais segura e eficiente.
O projeto Shield já protege sites em 40 países, evitando que os mesmos saiam do ar, por consequência das solicitações simultâneas que sobrecarregam seus servidores.
Um relatório elaborado pela Akamai, que oferece infraestrutura para diversos sites em todo o mundo, os ataques DDoS tiveram aumento de 125% no último ano. O Google Shield não abrange somente sites da grandes imprensas, os sites de jornalistas independentes também podem ser protegidos.
Para usar o Shield em um site, não é preciso pagar nada. A solução pode ser adotada acessando a página do projeto e preenchendo um cadastro.
Guga Detoni
Faca de dois gumes, ele protege a liberdade de expressão de quem lhe interessar. Sites com assuntos conspiracionistas ou de ufologia podem ser desindexados segundo política nova tb. Acho que em pouco tempo vamos viver algo como o antigo filme “The Net” com a Sandra Bullock.
Rafael Gonzalez Post author
Fala Guga, na sua opinião, qual política o Google deveria utilizar para “escolher” os sites que devem ser protegidos ou desindexados?