Jornalismo

Google lança ferramenta que checa veracidade das notícias.

google-lanca-ferramenta-que-checa-informacoes-falsas

Em um ambiente onde qualquer pessoa pode publicar informações como se fossem fatos, a internet é infestada de notícias sem registro, comprovação ou checagem de fatos. Essas notícias falsas podem ser disseminadas  por pessoas comuns, corporações ou veículos de comunicação. Em todos os casos são prejudiciais, porém, o caso vem se agravando nas disputas políticas. Candidatos disparam boatos e informações falsas sobre seus adversários, números falsos sobre obras, realizações e investimentos. Na corrida presidencial atual, nos Estados Unidos, o candidato Donald Trump é acusado de disseminar uma grande quantidade de notícias falsas para tentar vencer sua concorrente.

google_lanca_ferramenta_que_checa_veracidade_das_noticias

Com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecer a veracidade das informações publicadas, o Google lançou nesta quinta feira, dia 13 de outubro de 2016, um recurso que verifica os dados das notícias classificando-as como verdadeiras ou não.

Com um complexo algoritmo, o Google cruza dados da própria notícia com outras fontes de dados para avaliar se existem indícios que comprovam a veracidade de informação. Essa checagem, segundo o Richard Gingas, diretor de notícias do Google, poderá ser feita inclusive durante um debate eleitoral. Páginas dedicadas a conferir as informações ditas em tempo real pelos candidatos serão conferidas e marcadas com o rótulo “Fact Check”, nos seus resultados de busca, com links para outras notícias que comprovam a informação.  (Fonte: Olhar Digital)

ferramenta-do-google-analisa-se-uma-noticia-e-verdade-ou-nao

fact-check-google

A medida é uma tentativa de minimizar o impacto da desinformação gerada pelas notícias falsas, proclamadas e disseminadas pela rede. Seria importante que assim como o Google, o Facebook também se empenhasse nessa direção, já que a plataforma de Mark Zuckerberg é uma das principais fontes de informação para jovens entre 18 e 24 anos. (Fonte: Olhar Digital) Porém, seu algoritmo continua a promover notícias falsas entre suas tendências. As plataformas de redes sociais investem muito para tornar o conteúdo mais relevante e personalizado para seus usuários. É importante que seja dada essa mesma importância à veracidade das informações que chegam aos usuários.  

O recurso de checagem do Google por enquanto só está disponível nos domínios news.google.com dos EUA e Reino Unido, mas poderá chegar ao Brasil em tempo das eleições de 2018.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.