Através das ferramentas digitais conseguimos fazer coisas maravilhosas. Ganhar uma nova amizade , virar uma celebridade de repente, conversar com várias pessoas simultaneamente, estando perto ou longe, tornar um momento mágico ou sonhar assistindo um filme, ouvir uma música rara, apreciar artigos, divertir-se com desenhos e vídeos engraçados, enfim, ter acesso facilitado à todas manifestações de arte, às descobertas do mundo, ao engajamento de causas interessantes, trazem a sensação de “super poderes”.
Todas essas possibilidades estão ali na palma da nossa mão e, dia a dia, nos acostumamos a elas de tal modo que, não sabemos mais como seria se vivêssemos desconectados.
Em um momento de desconexão involuntária parece que o mundo saiu do ar, que caímos em um buraco negro, que ficamos incapazes de utilizar nossos “super poderes”. Talvez, por isso, as pessoas demonstrem reações exacerbadas quando o serviço falha como foi o caso do Facebook, que ficou fora do ar por algumas horas durante a semana passada.
(Imagem da matéria de Atribuna dia 16 de julho de 2014 sobre o apagão do Facebook)
Desconexão
Alguns grupos de pessoas estão experimentando a desconexão. Cansados das amizades exclusivamente digitais, estão deixando de lado o Facebook, o Twitter e se concentrando nas interações pessoais. Essa relação pessoal, cada vez mais rara , muitas vezes, precisa ser incentivada. Cada dia mais, surgem atitudes com objetivo de promover um outro olhar. Exemplo disso, são os restaurantes que promovem desconto para os clientes que não usarem o celular, outro caso conhecido, são as brincadeiras dos grupos de amigos que transferem a responsabilidade de pagar a conta toda, para aquele integrante que fugir a regra da abstenção on line.
O que nos faz pensar na desconexão, nos aproxima da relação do homem com a natureza, essa relação também está presente no esforço de alguns grupos de pessoas e empresas, são projetos que incentivam a criação de hortas e jardins pessoais dentro das grandes cidades, em apartamentos, prédios e pequenos espaços, projetos como Cool Hunting, Heritageradionetwork, Hayseeds Farm Supply.
O Starbuks que criou um restaurante temático para nos lembrar que nossa casa é o planeta terra no Starbucks Amsterdam.
O que acontece ao seu redor quando está no celular?
Portanto é importante praticar a desconexão, forçar nossos hábitos para ficarmos longe do celular por alguns períodos. Quando estamos desconectados temos a oportunidade de conviver com as pessoas a nossa volta, apreciar a paisagem, a criança brincando atrás da bola, o casal de idosos sentado no banco do jardim, sentimos o tempo mudar, o vento passar, a chuva cair… ganhamos outros “super poderes”.