Redes Sociais

A Copa das Redes Sociais

Na Copa do Mundo da FIFA de 2014  temos um elemento novo entre as emoções, vitórias e derrotas para análise e acompanhamento dos jogos e  jogadores. Não considero a “Copa das Copas”  por conta dos aspectos que, sabemos, não foram exemplares,  porém,  a meu ver, classifico como  a “Copa das Redes Sociais”. Essa visão baseia-se na participação ativa de um grande número de pessoas nos  lances dos jogos e eventos através da internet.

Algumas ferramentas foram desenvolvidas para mensurar o sentimento das pessoas em “real time” durante os jogos. Listei algumas delas no artigo do dia 16 de junho mas, uma  ferramenta desenvolvida pela IBM chamou atenção pela precisão e facilidade no uso e acompanhamento. Em parceria com a Globo, a IBM  implementou  um aplicativo mobile para o público acompanhar o “Termômetro social”. (Link para baixar o aplicativo)

A ESPN, utilizando-se desse aplicativo, criou um ambiente (que você acessa aqui) que faz a análise desses dados e aponta as informações mais relevantes coletadas sobre os sentimentos das pessoas nas redes sociais em matérias específicas. É a tecnologia ajudando o jornalismo a ser cada vez mais informativo. Algumas classes  interessadas em estudar o comportamento humano  como sociólogos, psicólogos e estudantes, agora, tem acesso  rápido e dinâmico  para a realização desses estudos, o que antes somente  era possível mediante a contratação de um instituto de pesquisa, cujo critério usado era sair em campo entrevistando pessoas.

Nesse cenário onde a análise, baseada em dados, está cada vez mais presente no mercado e no dia a dia das pessoas, a ESPN reuniu informações sobre a Copa e criou o Censo da Copa do mundo que achei  muito bacana e quero mostrar para vocês. (Veja aqui)

Abaixo, a análise realizada pelo Mauro Segura, líder de marketing e comunicação da IBM utilizando a ferramenta “Termômetro social”, do Jogo Brasil x Alemanha :

Foram 72 mil posts publicados por minuto, o recorde da Copa até agora. A partir dos 30 minutos do primeiro tempo todos os jogadores brasileiros foram avaliados de forma negativa. Ninguém escapou. No primeiro tempo, foram 67 mil posts pedindo para cancelar ou acabar com a Copa. As críticas e ironias foram constantes, crescentes: o índice no final da partida apontou 50% de menções explicitamente negativas ao time brasileiro.

Os torcedores se demonstraram envergonhados perante a goleada que se desenhava ao longo da partida. Foram 77 mil posts falando em vergonha.

Nos últimos minutos do jogo, ao mesmo tempo que a torcida brasileira presente no estádio aplaudia a seleção alemã, o índice sobre o Brasil nas redes sociais se tornou positivo momentaneamente, basicamente em função do apoio a três jogadores: David Luiz (57% dos posts positivos), Oscar (55% positivos) e Bernard (47% positivos). O choro de David Luiz, sozinho no campo após a partida, promoveu comoções e solidariedade nos torcedores.

 

Veja a análise completa no publicada no Meio e Mensagem.

BrasilvsAlemanha

 

E para não deixar passar a brincadeira, conheça o site http://brasilalemanhaeterno.com/ 🙂

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.