(Imagem destaque da fotógrafa, Anne Acaso.)
Os caminhos da vida são distintos, irreparáveis e inegociáveis.
Um amigo uma vez me disse,” a pessoa que vive na rua tem sua história para estar ali, ninguém escolhe viver na rua, vivem por necessidade”. Em conversas com alguns moradores de rua, enquanto entregava cobertores para abrigá-los do frio, um deles contou-me algumas histórias dos colegas de rua e citou que muitos deles, principalmente na cidade de São Paulo, onde existem muitas especialidades em tratamento médico, vem de longe para se tratarem e não tem como se hospedarem em hotéis ou pousadas perto do local em que muito cedo precisam estar todos os dias, à vezes, às 7h da manhã.
Nas esquinas digitais, me daparei com a história do Raimundo, O Condicionado. Esse é o tipo de coisa que você não vê na televisão, tão pouco nos jornais, mas sim, nas redes sociais.
Em um mundo cada vez mais conectado, nossa ligação com as pessoas está mais próxima, mesmo com aqueles que você não conhece, que você passa todos os dias sem nem menos perceber. As ligações do universo com a nossa vida são complexas de entender, mas está cada vez mais claro, para mim, que essa conexão entre as pessoas produz uma ligação capaz de realizar o que em um primeiro momento, parece impossível.
The Conditioned from Facebook Stories on Vimeo.
O Facebook sabe que o grande potencial da ferramenta é transformar vidas, através da conexão, dos pequenos encontros aos movimentos coletivos. O interesse é captar esses momentos em vídeos e contar no Facebook Stories.
Conheci um cidadão que foi para Belém do Pará, no norte do Brasil, realizar um trabalho de apenas duas semanas. Nesse período deparou-se, no Facebook, com uma foto de um amigo de infância que se encontrava na mesma cidade, gravando um documentário. Não se viam há muito tempo e, com uma alegria imensa, combinaram um encontro para amenizar a saudade. Papo vai, papo vem informou-se que seu amigo estaria em Belém apenas 15 dias para as gravações. Sem o advento da internet e, nesse caso, do Facebook, eles dificilmente teriam se encontrado nesse curto espaço de tempo.
Essa conexão é um relacionamento com o mundo, uma oportunidade de estar perto daquilo que você quer para sua vida é a ligação entre você, o Raimundo, o seu melhor amigo, seu vizinho e as ruas sem nome da internet, que você anda todos os dias.