Jornalismo

Google muda algoritmo e prioriza notícias originais na busca

google prioriza notícias originais

Com foco em apoiar o trabalho das organizações jornalísticas e priorizar veículos que tenham publicado a história primeiro, o Google anunciou mudanças no algoritmo que determina a classificação de notícias no sistema de busca.

A empresa, que ao longo dos últimos anos atraiu parte significativa do anúncio publicitário do jornalismo, afirmou que a mudança é uma forma de tentar garantir que a receita de anunciantes seja direcionada às companhias que investiram no trabalho de reportagem.

Segundo o Google, a reordenação vai permitir que reportagens apuradas e publicadas por um jornal, site, blog ou revista permaneçam em destaque.

 “Com isso, leitores interessados nas últimas notícias podem encontrar também a matéria que deu origem à cobertura subsequente. As empresas de jornalismo, por outro lado, se beneficiam de uma exposição mais ampla e prolongada de seu conteúdo original”, disse Richard Gingras, vice-presidente do setor de notícias da companhia.

O algoritmo priorizava versões mais recentes ou abrangentes de um assunto, dificultando ao leitor o acesso a origem da notícia. Por exemplo, o leitor ao pesquisar Marcos Cintra (secretário da Receita demitido recentemente), poderia encontrar a repercussão da demissão entre membros do governo e não a informação pioneira sobre sua demissão.

Considerando a diversidade dos critérios para definições de reportagens originais em redações, a empresa afirma que seu trabalho terá que continuar evoluindo para que compreendam o ciclo de vida das matérias. Hoje, a avaliação do desempenho dos seus algoritmos, contam com mais de 10 mil pessoas trabalhando, com orientações para destacarem as reportagens originais que contenham informações, considerarem a legitimidade de um site, a popularidade e o horário da publicação de um conteúdo, palavras-chaves que se aproximem do vocabulário médio do leitor, hiperlinks no texto e tantas outras considerações, como prêmios jornalísticos atribuídos.

A receita publicitária mundial da Google, em 2018 foi de US$ 116,3 bilhões, segundo análise de dados do portal alemão Statista.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.