Na data de 15 de maio (2019), em uma rodovia na Suécia, um caminhão elétrico, sem motorista, deu inÃcio a algumas entregas diárias.
Fato que a desenvolvedora Einride e cliente de logÃstica DB Schenker descreveram como o primeiro no mundo.
Robert Falck, presidente executivo da startup sueca Einride, afirma que a empresa tem buscado contato com grandes fornecedores com o intuito de buscar parceiros para aumentar a produção e permitir maior número de entregas de pedidos. A empresa não descarta futuras ligações com grandes fabricantes de caminhões.
Segundo o ex-executivo da Volvo, esta permissão pública para estradas é um marco importante e um passo para a comercialização de tecnologia autônoma nas estradas.
A Einride solicitará no próximo ano mais permissões de rota pública e planeja expandir nos Estados Unidos, considerado por Falck, o ponto zero para veÃculos autônomos e por isso considera que será o primeiro mercado a avançar no assunto.
Dá uma olhada no vÃdeo de apresentação do projeto. (Em inglês)