Segurança

Malware em roteador pode roubar dados bancários do usuário

virus em roteador

Matéria da Netlab aponta que 87 mil roteadores no Brasil foram infectados por um sofisticado sistema de sequestro de DNS conhecido como GhostDNS, incluindo marcas como TP-Link, D-Link, Intelbras, Multilaser e Huawei. Saiba como se proteger.

Segundo a empresa especializada em segurança da informação Netlab, o objetivo do ataque é redirecionar as pessoas que acessam URLS de sites famosos como Netflix, Santander e Citibank, para sites falsos a fim de coletar seus dados de acesso.

contador-de-roteadores-infectados-pelo-ghostdns.png
[Foto – Contador de roteadores infectados pelo GhostDNS – Foto Reprodução/Netlab at 360]

Como funciona o ataque aos roteadores

De maneira geral o ataque conhecido como DNSChange roda programas para adivinhar a senha do roteador identificando configurações padrões utilizadas pelas fabricantes como admin/admin, root/root entre outras. Após conseguir o acesso ao roteador, o malware altera os endereços DNS padrão para que as URLS famosas e de bancos direcionem o usuário para sites falsos.

O GhostDNS é uma versão bastante aprimorada desta tática, ele conta com três versões  DNSChancer, Js DNSChnager e PyPhp DNSChanger. O risco do ataque é alto, visto que ele pode manipular os sites que o usuário acessa, dissimulando e manipulando a navegação.

Como se proteger

O ideal é mudar a senha do roteador constantemente, especialmente se a configuração utiliza código padrão do fabricante. Também é recomendado atualizar o firmware do roteador para avaliar se algum DNS foi trocado.

O Techtudo fez um vídeo explicando o processo.

Vale a pena se prevenir.

Vi lá no Techtudo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.