Pensamos que essa questão já estava resolvida, porém, as empresas de telefonia e internet voltaram a pressionar o governo para que seja imposto um limite para a banda larga fixa, de forma que elas possam cobrar por dados consumidos.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélites (Sindisat), chegou a comparar a regulação do consumo de dados com a regulação da pesca desenfreada dos rios. (UOL Tecnologia)
Segundo ele “O uso irrestrito condena um recurso. Outro dia vi que tiveram que segurar a pesca num rio porque os peixes acabaram. Exploraram tanto que tiveram que parar, com ordem judicial.”, cravou o representante em uma comparação no mínimo inusitada. Tecmundo
A Anatel cedeu à pressão das empresas de telefonia
Apesar de negar sofrer pressão das empresas, a Anatel reabriu a consulta pública sobre o assunto. A nova rodada terá duração de 6 meses, ou seja, vai acabar justamente durante o período eleitoral deste ano.
Banda larga fixa pode ter limite de dados
Essa manobra da Anatel levanta preocupação para quem defende o acesso livre para internet de banda larga. Uma vez que já havia sido realizada uma consulta pública sobre o tema que coletou 14 mil contribuições e acabou mantendo a internet sem limite.
O que as empresas querem é fracionar a banda fixa, assim como fazem com a móvel, de forma que as operadoras possam cobrar quem exceder o uso de dados. A matéria do Tecmundo explica o plano apresentado pelo presidente da Abrint Basílio Perez. A proposta é que a internet fixa tenha uma franquia mínima de 500 GB.
“De acordo com o representante das operadoras, essa quantia é suficiente para assistir à vídeos por streaming durante 2h30 todos os dias em uma TV com tela grande. Obviamente, ele não leva em conta outros uso da internet que consomem banda, como jogos online.” (Tecmundo)
Este é um assunto que a população deve se mobilizar e pressionar o governo para manter a internet fixa livre, porque as empresas de telefonia aparentemente não vão desistir tão fácil diante da possibilidade de aumentar suas receitas.