A tecnologia tem gerado muita polêmica em diversos setores da economia, basta ver a discussão interminável sobre a legalidade do Uber no Brasil e no mundo. Agora é o o setor televisivo que deve começar a se preocupar com a influência da tecnologia na transmissão de grandes eventos esportivos, produto importantÃssimo para os canais de televisão.Â
Após desentendimentos com a Rede Globo, os clubes Atlético Paranaense e Coritiba resolveram transmitir o maior clássico paranaense pelo Youtube no último domingo, o que não aconteceu.
Segundo a ESPN, os clubes não chegaram a um acordo com a TV Globo e por isso decidiram se juntar para realizar a transmissão pela internet. A emissora carioca teria oferecido R$ 1 milhão pelos direitos de transmissão da partida, mas os clubes acharam a proposta “absurda” e por esse motivo, resolveram transmitir o jogo pelo Youtube.
Dois times em campo, arbitragem posicionada, torcida na arquibancada, tudo pronto para o inÃcio do clássico até que a Federação Paranaense de futebol proibiu à equipe de arbitragem dar o inÃcio ao jogo, enquanto as câmeras que transmitiriam o jogo pelo youtube não fossem retiradas. Segundo a entidade, o contrato com a rede Globo veta a transmissão do jogo.
Os clubes entendem que o direito de transmissão da partida pertence aos próprios clubes e estes não tem acordo fechado com a emissora. “Pela lei brasileira, o direito de imagem da partida pertence aos clubes. Nenhum regulamento de federação pode se sobrepor a ele.”
“Queria explicar para as duas torcidas. Atlético-PR e Coritiba não venderam seu direitos (de transmissão) por essa esmola que a Globo quis pagar e hoje estamos fazendo transmissão gratuita pelo Facebook e Youtube. A FPF de forma absurda não quer que o jogo comece se não pararmos a transmissão. Os dois clubes não venderam direitos. Resolvemos fazer transmissão independente e gratuita. Nossa produtora não é ligada a nenhuma TV. Então, não vai ter jogo. Os técnicos estão de acordo”, afirmou o diretor de marketing do Atlético-PR, Mauro Holzzman.” (ESPN)
A ideia dos clubes era transmitir o jogo pela internet, com narrador, comentarista, repórter de campo e tudo que uma transmissão televisiva costuma ter. O acordo feito entre os dois clubes permitiria aos fãs, assistir ao jogo na Ãntegra, ao vivo, pelo canal oficial do Clube Atlético Paranaense ou pelo canal do Coritiba.
Durante a discussão, os dois clubes decidiram de comum acordo não realizarem a partida e após 45 minutos de atraso, o jogo acabou não acontecendo.
A internet proporciona alternativa, antes inexistente,  para os clubes que não estiverem de acordo com as propostas feitas pela emissoras. Antes os clubes não tinham outra opção, agora têm. Mais um caso onde a internet pode proporcionar mudanças em um mercado consolidado. Não há muitas definições sobre como esse novo formato poderá ser viável comercialmente para os clubes mas, parece ser uma tendência entre as transmissões de eventos esportivos. O Facebook já faz esforço para avançar na transmissão de jogos de futebol dentro da plataforma.
No inÃcio deste ano, a empresa de Mark Zuckerberg, anunciou que fará a transmissão do campeonato Mexicano. A liga MX é nada mais, nada menos, que o campeonato de futebol mais assistido nos EUA. As transmissões serão feitas através da página da Univision Communications, que irá transmitir os 46 jogos da liga, ao vivo. Nenhuma das partes divulgou informações financeiras, mas o formato tem grande potencial, uma vez que a página da Univision conta hoje com mais de 2 milhões de assinantes.
“O Facebook representa a nova onda de TV e, dada a sua escala, eles são um parceiro ideal para distribuir a nossa Liga MX em inglês”, comentou, em nota, Tonia O’Connor, que cuida de parcerias na Univision. (Infomoney)
O acordo entrou em operação no último sábado 18/02 e se estenderá ao longo do ano, incluindo até as finais. Os telespectadores não verão as propagandas do intervalo, segundo reporta a Bloomberg, já que o Facebook ainda não definiu sua posição em relação ao formato.
Pingback: Números do clássico Atletiba transmitido pela internet – Redes Sociais e Inovação Digital – Blogs A Tribuna
Pingback: Atlético Paranaense avança em novo modelo de transmissão de jogos pela internet. – Redes Sociais e Inovação Digital – Blogs A Tribuna