Redes Sociais

A virada da vida

(Foto destaque do Josepmaria – https://www.flickr.com/photos/glop/)

Há um tempo atrás, no Brasil do século XVIII, com a chegada dos portugueses, as pessoas que tinham oportunidades na vida pertenciam a um seleto grupo de famílias nobres, que faziam parte de pequenos grupos religiosos, possuíam títulos nobiliárquicos ou de nobreza. Essa estrutura desigual, que não proporcionava oportunidade ou perspectiva para as pessoas comuns se darem bem na vida, conquistarem poder aquisitivo, viverem com conforto ou conquistarem sucesso foi a base do desenvolvimento da nossa sociedade e apesar da evolução, ainda hoje sofremos parte dessa desigualdade. São outros modelos e motivos mas, a dificuldade de pessoas simples conquistarem grandes feitos ainda é enorme.

A internet, com o advento das redes sociais, às vezes, nos proporciona histórias incríveis. São histórias que parecem verdadeiros contos de fadas onde, pessoas muito simples, em tempo repentino, arraigado por um toque do destino, conseguem mudar sua vida da noite para o dia.

Um grande exemplo é o caso da senhora Maria Helena, dona de casa de 61 anos, aposentada, Sua vida difícil começou a mudar quando, para acrescentar um R$ extra em sua aposentadoria, resolveu fabricar sabão caseiro e vender de porta em porta na vizinhança.

Em um belo dia viu sua vida dar uma guinada quando, ao bater na porta do Sr. Luiz Antônio, ofereceu seu produto do mesmo modo que sempre fazia. “É uma pasta que eu mesma faço e que deixa tudo branco”. Luiz Antônio conta que de início rejeitou o produto por não estar precisando mas, também conta que a história mudou após  o post que fez em seu Facebook:

sabao_maria_helena

“Hoje uma Senhora apareceu no meu portão vendendo produto de limpeza. Abri a janela, ela apresentou o produto, e eu falei que não estava precisando. Ela agradeceu, eu fechei a janela, mas fiquei observando. Ela ficou com um semblante triste, talvez por receber mais um “não”, abriu uma garrafinha de água, começou a beber, apoiada no portão, parecia cansada. Então abri a janela e falei que compraria o seu produto. O sorriso dela foi tão satisfatório pra mim. Ela começou a explicar o produto, e falou que anotaria o contato dela, mas que não tinha condições de ter um cartãozinho, e me deixou esse pedaço de papel. E lá se foi aquela senhorinha, com a bolsa pesada, bater em outra porta 🙁
Pois bem, queria ajudar ela de alguma maneira, então queria pedir a ajuda de vocês. Falem com a sua mãe, tia, prima, amiga, vizinha, ou simplesmente compartilhem isso. Alguém irá precisar, e acho que ela ficará feliz recebendo ligações com pedidos do seu produto.”

Depois disso, nem o Sr.Luiz, nem a Sra.Maria poderiam imaginar o que estava para acontecer. A publicação no Facebook obteve mais de 173 mil curtidas, mais de 82 mil compartilhamentos e o telefone da dona Maria Helena não parou mais de tocar. São tantos pedidos que ela, que sempre produziu o sabão sozinha em sua casa, não consegue dar conta. A impossibilidade de carregar muito peso para venda de porta em porta, em transporte público, abriga apenas uma contida produção. “Para ir ao bairro onde fica a casa do Sr. Luiz Antonio, por exemplo, peguei dois ônibus diz”. Mesmo com inúmeros  pedidos ela ainda encontra dificuldades para atender, uma vez que muitos deles vem de longe, já recebeu pedido até da Suíça mas, não consegue atender. Faltam-lhe visão e investimento para ampliar o negócio, mesmo assim, o que diz o post é que ela está atendendo uma boa parte de seus clientes e suas vendas cresceram sensivelmente. Parabéns Sra. Maria Helena pela dedicação ao trabalho e Sr. Luiz Antonio por seu olhar ao próximo.

 

“Que o desejo de ajudar o próximo consiga sempre superar o egoísmo e falta de esperança no ser humano ” – Andresa Martins Vicentini



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.